Saiba o retrospecto do clássico Santos x Palmeiras na Vila Belmiro

lucas lima
Crédito da foto: Divulgação/ Cesar Greco/ Fotoarena

Santos e Palmeiras iniciam na noite desta quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro, a inédita decisão da Copa do Brasil 2015. O retrospecto do clássico no lendário Urbano Caldeira é extremamente equilibrado.

LEIA MAIS:
Neto detona defesa do Palmeiras e diz que Santos é favorito
Ídolos do Palmeiras fazem VÍDEO ESPECIAL para a final da Copa do Brasil; assista!

Os dois clubes divergem no levantamento histórico. De acordo com o Palmeiras, foram 43 vitórias alviverdes, 18 empates e 43 derrotas. O Santos alega ter perdido 42 vezes.

O primeiro encontro entre os rivais na Vila Belmiro ocorreu em 16 de dezembro de 1916, ano de fundação do estádio. O Peixe venceu o antigo Palestra Itália por 1 a 0, com gol de Pintanella, em partida válida pelo Campeonato Paulista.

Embora seja o único grande paulista que não tenha desvantagem contra o Santos, na Vila Belmiro, o Palmeiras não triunfa no campo adversário desde a primeira fase do Campeonato Paulista de 2011. Kleber Gladiador foi o autor do último gol da vitória palmeirense (1 a 0). Desde então, foram sete vitórias alvinegras e um empate.

Na atual temporada, os rivais se enfrentaram três vezes no alçapão santista. O Peixe venceu sempre por 2 a 1, incluindo a partida de volta da decisão do Campeonato Paulista, que acabou indo para os pênaltis. Os anfitriões levaram a melhor e comemoraram o título estadual.

As duas equipes fizeram a semifinal da Copa do Brasil de 1998. O Palmeiras avançou à decisão, após empate em 2 a 2, na Vila Belmiro.

Foto: Cesar Greco / Fotoarena



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)