Mineiro, o herói improvável do Mundial de 2005

Há exatos dez anos atrás, o São Paulo conquistava o tricampeonato mundial de clubes e se isolaria como o clube brasileiro mais vitorioso da competição. Apesar de muitos personagens importantes para o título, o torcedor tricolor lembra com carinho especial de um jogador: o volante Mineiro, herói improvável da final.

LEIA MAIS:
5 jogadores que você não se lembra, mas que foram campeões mundiais pelo São Paulo
Saiba como um Corintiano ajudou o São Paulo a ganhar o Tri Mundial
VÍDEO: O dia em que o São Paulo parou a cidade em sua chegada após o Mundial

Com um time bem montado e entrosado, os holofotes voltavam-se aos craques do time para a consagração de um possível título. As expectativas da finalíssima contra o Liverpool, caíam no capitão Rogério Ceni – líder do time e experiente em competições internacionais –, no lateral Cicinho e principalmente, na habilidade de Amoroso.

Mas além da memorável atuação do M1TO, o dia também estava iluminado para Mineiro. Volante discreto, eficiente na marcação e sem grandes subidas ao ataque, mas foi dele o único gol do jogo e que deu ao São Paulo o terceiro campeonato mundial.

Após passe milimétrico de Aloísio, Mineiro invadiu a área e tocou no canto direito de Reina. O volante quebrava o jejum do Liverpool de mais de 1000 minutos sem tomar gol e entrava para a história do São Paulo e da competição. Relembre o gol:

Mesmo sendo intitulado como herói do título mundial, Mineiro discordou de tal glorificação, em entrevista recente ao Globoesporte.com: “Eu não me considero um herói sozinho, mas sim com todos que participaram direta e indiretamente daquela conquista”.

Apesar de ter se aposentado em 2011, Mineiro sempre será lembrado com muito carinho pela torcida do São Paulo, por sua dedicação, garra e, é claro, pelo gol que deu ao TRI MUNDIAL ao Tricolor.

Crédito da foto: Reprodução/Site Oficial do São Paulo

VEJA MAIS NOTÍCIAS SOBRE OS 10 ANOS DO TRI:
VIDEO: Mineiro e Ceni lideram jornada triplamente gloriosa do São Paulo
10 anos do Tri: Relembre o que Gerrard declarou antes de enfrentar o São Paulo no Mundial de 2005
8 jogadores que estiveram no São Paulo campeão da Libertadores e não jogaram o Mundial
O dia em que um goleiro virou um MITO



Estudante de jornalismo da Universidade Metodista. Amante assíduo do futebol.