Opinião: Existem razões para acreditar num Flamengo melhor em 2016

Reprodução/ Facebook oficial Flamengo

A época de transferências chegou. Como no ano passado, o Flamengo parece acenar como o clube carioca com maior destaque nas contratações para o elenco do ano que está por chegar. Não somente isso, o rubro-negro carioca é um dos concorrentes mais fortes no mercado brasileiro. Não somente o alívio financeiro e um maior poder de compra faz o torcedor se animar, existem alguns motivos para o torcedor acreditar que ano que vem será melhor para o futebol do Flamengo.

LEIA MAIS:
TV do Flamengo foi a terceira que mais cresceu no mundo; veja o ranking

Muricy Ramalho, na minha opinião, é um dos principais motivos para o torcedor rubro-negro ter esperança. Penso que não só eu compartilho dessa opinião, mas independente da qualidade do Muricy (que é importante sim), o “Aqui é trabalho” é necessário para esse elenco. O que ele aprendeu no Barcelona é bônus. Seria ele o técnico indicado, mesmo sem ter ido fazer esse estágio lá.

O alívio financeiro está permitindo um investimento não só nas contratações, mas na estrutura física do CT. É como dizem: “Estrutura não ganha campeonato, mas ajuda a ganhar”. Guerrero pouco jogou, Marcelo Cirino deve ter ficado quase metade do campeonato lesionado e quando entrou, se arrastou em campo, entre outros que ficaram muito abaixo do esperado técnica e fisicamente.

O torcedor pode ficar ainda mais esperançoso. Em um ano que muitos clubes avistam dificuldades, o Flamengo começa a aumentar enquanto a tendência é uma queda no investimento. O rubro-negro conta com o dinheiro da venda de Samir ao Udinese, que servirá para contratação, existe ainda o dinheiro da venda do Hernane, aumento de cota de televisão, entre outros.

Como no ano passado, o Flamengo vem fazendo um bom planejamento ao meu ver. Já anunciou jogadores para posições carentes, está se livrando de alguns que nem merecem vestir o Manto Sagrado e continua procurando a qualificação do elenco. Isso não garante que será uma temporada que nem a do Barcelona, mas existem motivos para acreditar em um melhor desempenho dentro de campo, e menos manchetes fora dele.

Crédito da foto: Reprodução/ Facebook oficial Flamengo