Relembre o ano de Renato Augusto com a camisa do Corinthians

Foto: Divulgação/Agência Corinthians

Renato Augusto completou a sua terceira temporada pelo Corinthians, mas pode se dizer que 2015 marcou o seu renascimento. O jogador, enfim, mostrou estar plenamente recuperado fisicamente após sucessivas lesões em anos anteriores e foi um dos protagonistas na campanha história do hexacampeonato brasileiro. A sua excelente participação foi coroada com os prêmios de craque do campeonato pela CBF e ESPN/Revista Placar.

LEIA MAIS:
Quem foi bem e quem foi mal no Corinthians em 2015? Vote!
Opinião: Como foi a troca entre Jadson e Pato para o Corinthians

O camisa 8 mostrou inteligência acima da média no Brasileirão, embora não tenha tido estatísticas tão significantes. Foram cinco gols e cinco assistências. Para se ter uma ideia, o seu parceiro Jadson marcou 12 vezes e deu 13 passes para o gol.

Renato Augusto se mexeu demais dentro de campo. Por seus pés passaram quase todas as jogadas ofensivas da equipe. Nenhum outro atleta do elenco acertou mais dribles do que ele. No Brasileirão foram 24, segundo o Footstats. Merecidamente, ele recebeu chances com o técnico Dunga na seleção brasileira nos jogos contra Argentina e Peru, pelas Eliminatórias.

Grande parte do mérito da recuperação do futebol do meia se deve ao excelente fisioterapeuta Bruno Mazziotti, que se despediu do clube rumo ao futebol chinês. O profissional fez uma programação especial de treinos e exercícios físicos para o jogador, que foi poupado em vários jogos do Paulistão. Para se ter uma ideia, ele disputou apenas sete dos 17 jogos da equipe.

Pegando os números gerais da temporada, percebe-se o quanto o atleta foi bem mais atuante que em seus dois anos anteriores. Em 2015, disputou 47 jogos, contra 42 (2014) e 32 (2013).

Na temporada que foi encerrada na primeira semana de dezembro, o meia não sofreu nenhuma lesão. Nas vezes em que ficou de fora da equipe foi devido a suspensão ou opção da comissão técnica preocupada com o desgaste físico proporcionado pela maratona de jogos.

Espera-se que Renato Augusto mantenha o ótimo aproveitamento em 2016 e renove o mais rápido possível o seu vínculo com o Timão que se encerra daqui a 12 meses. As suas ótimas atuações chamaram a atenção do Schalke 04-ALE, que pode enviar à equipe alvinegra uma proposta oficial ainda em 2015. Perder o jogador antes do fim do contrato seria um desastre para os corintianos.

Relembre os sete gols de Renato Augusto em 2015:

Corinthians 3 x 0 Marília: O primeiro gol oficial do Timão na temporada foi dele!

Corinthians 1 x 0 Ponte Preta: Fez o gol decisivo que colocou o Timão na semifinal do Paulistão

Corinthians 3 x 0 Vasco – Fez o gol que abriu o placar da vitória corintiana em jogo válido pelo Brasileirão

Corinthians 1 x 1 Grêmio – Fez o gol de empate corintiano pelo Brasileirão

Figueirense 1 x 3 Corinthians – Fechou a vitória corintiana pelo Brasileirão

Atlético-PR 1 x 4 Corinthians: Atuação de gala. Dois gols e uma assistência

Foto: Divulgação/Agência Corinthians



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)