E se os personagens de Star Wars estivessem no futebol? Veja quem é quem

“O Despertar da Força”, o tão aguardado Episódio VII de Star Wars, finalmente chegou aos cinemas. Enquanto os fãs do filme curtem o momento em frente às telonas, os torcedores de futebol também podem aproveitar a onda do filme dentro das quatro linhas. Como? Simples! O Torcedores.com analisou as características de alguns personagens da saga estelar e comparou com personalidades do mundo da bola. Veja abaixo quem faz parte do lado luminoso ou negro da força.

LEIA MAIS
O que o Lollapalooza Brasil tem em comum com os times paulistas? Veja comparações
15 vezes que o Corinthians saiu do “politicamente correto” no futebol e você nem lembrava
Palmeiras: briga entre Paulo Nobre e Crefisa veta reforços de peso para Libertadores

Jabba, the Hut / Mustafá Contursi – O ex-presidente do Palmeiras não é um criminoso como Jabba, mas é poderoso e de grande influência dentro do Verdão, tal como o personagem de Star Wars é em Tatooine. Credor de Han Solo no filme, Jabba se torna Mustafá no mundo real quando praticamente todos os políticos alviverdes possuem “rabo preso” com o ex-mandatário do Verdão, precisando sempre “acertar as contas” nas reuniões do COF.

Mustafá Jabba

————————- ★ ————————-

Stormtroopers / Árbitros – Esses soldados tão emblemáticos para a saga Star Wars são altamente treinados pelo Império Galáctico, executando as ordens do Imperador sem questionar, oprimindo toda a galáxia. Qualquer semelhança com alguns árbitros do futebol brasileiro, não é mera coincidência. Muitos “homens do apito” trabalham sob ordens do presidente da comissão de arbitragem da CBF sem questionar, marcam penalidades máximas com a mesma precisão de um tiro de Stormtrooper, ou seja, praticamente zero. Costumam protagonizar cenas engraçadas também.

————————- ★ ————————-

Mestre Yoda / Marco Aurélio Cunha – Um dos personagens mais importantes de Star Wars, também possui um equivalente no futebol. No São Paulo, o ex-dirigente e conselheiro do clube é visto por muitos torcedores como “mestre”, alguém muito sábio dentro do Tricolor. Se juntarmos essas características à estatura de Cunha, temos o Yoda do futebol. Só falta falar ao contrário.

Yoda Cunha

————————- ★ ————————-

Chewbacca / Cássio – Talvez essa comparação não precise nem de muitas explicações. Os dois são enormes, cabeludos, um pouco “estranhos”, mas com um carisma bastante particular, daqueles que só os fãs entendem, sejam eles de Star Wars ou do Corinthians. Levando em consideração os gols que Cássio às vezes leva em saídas de bola, podemos imaginar também que o dialeto que ele usa na grande área é similar com o do querido wookie.

Chewbacca Cassio

————————- ★ ————————-

Han Solo / Emerson Sheik – Outra comparação muito fácil de se deduzir, pois ambos são do tipo “malandro”, cheio de sorrisos sarcásticos e totalmente dispostos a fazer brincadeiras mesmo em situações improváveis. Há também uma similaridade um pouco mais séria: enquanto Han Solo é contrabandista no filme, na vida real Emerson Sheik foi investigado por ter comprado alguns veículos aparentemente contrabandeados.

han sheik

————————- ★ ————————-

Darth Vader / Zlatan Ibrahimovic – Quando jovem, um prodígio, tal como Anakin Skywalker. Mais velho, um ícone, o mais poderoso da galáxia, como também dos gramados do mundo. Darth Vader e Ibrahimovic são passíveis de comparação tanto pela arrogância quanto pela maestria em executar suas funções. Aliás, se Anakin se tornou Vader ao trair os Jedis e partir para o lado negro da força, o sueco também possui a mesma alcunha na Itália, país no qual jogou por Milan, Inter de Milão e Juventus, acumulando ódio dos torcedores mais conservadores que não aceitam tamanha traição.

vader ibra

————————- ★ ————————-

R2-D2 / Lionel Messi – Se o dróide mais carisma do Star Wars é azul e branco, impossível não compará-lo ao argentino Lionel Messi – que, aliás, talvez tenha o mesmo tamanho de R2-D2. Se o dróide aparece para salvar a pátria em muitas ocasiões em Star Wars, graças à sua habilidade com computadores, o craque do Barcelona é o fiel da balança no clube catalão, sempre responsável por carregar o time. Outra semelhança entre os dois está na fala. Ou será que alguém entende o que o Messi diz em entrevistas após uma partida?

messi r2d2

————————- ★ ————————-

Imperador Palpatine / Joseph Blatter – O homem mais poderoso da galáxia, aquele não mede esforços para que a sua vontade seja feita, independentemente de quem seja prejudicado. Palpatine é um dos grandes vilões de Star Wars, tal como Joseph Blatter é encarado por muitos dentro do futebol. Comandante da FIFA, todos sabem que o futebol mundial ficaria melhor sem ele, mas o problema é tirá-lo do poder. Pequenas sanções o inibem temporariamente, mas não o destroem por completo.

Palpatine Blatter

————————- ★ ————————-

Obi-Wan Kenobi / Pep Guardiola – Se o mestre Jedi é conhecido por sua sabedoria, discernimento e técnica em treinamento de pequenos padawans, Pep Guardiola se torna o “mestre Jedi” em treinos táticos dentro de campo. Responsável por comandar verdadeiros esquadrões nas quatro linhas, Guardiola é muito conhecido por aplicar a disciplina com maestria em seus jogadores, vide o atual Bayern de Munique que consegue jogar (e golear) muitas vezes sem zagueiros. Obi-Wan possui o mesmo perfil técnico, um dos melhores (se não for o melhor) mestre Jedi de toda a saga.

Obi-Wan Guardiola

————————- ★ ————————-

C-3PO / Valdívia – Esses dois parecem ter sido “separados no nascimento”. Ambos falam demais e acabam se envolvendo em confusões, muitas vezes sendo mal interpretados. Outra similaridade está nas inúmeras contusões: enquanto Valdívia sofre com lesões jogo após jogo, C-3P0 é destroçado pelo menos uma vez a cada filme, tendo de ser remontado inúmeras vezes. Mesmo assim, tanto o dróide quanto Valdívia possuem o carinho do público e da torcida.

c3po valdivia

Fotos: Reprodução internet / Montagem