Dakar: Hirvonen vence a primeira nos carros; Versluis fatura a segunda nos caminhões

Nesta sexta-feira (15), Mikko Hirvonen foi o melhor da 12ª etapa do Rally Dakar, disputada entre as cidades de San Juan e Villa Carlos Paz, na Argentina. O piloto, da Mini, uma das estrelas do WRC, completou os 481 quilômetros do trecho cronometrado desta tarde em 5h34min17s, triunfando pela primeira vez no maior rali do mundo.

LEIA MAIS:
Piloto tem capacete furtado durante etapa do Rally Dakar

Nasser Al-Attiyah, campeão do Dakar de 2015, ficou com a segunda colocação, também com um Mini, distante nove segundos de Hirvonen. Leeroy Poulter, da Toyota, foi o terceiro colocado, seguido pelo companheiro de equipe Giniel de Villiers. O grupo dos cinco primeiros ainda contou com o espanhol Nani Roma.

A liderança do Dakar segue com Stephane Peterhansel, da Peugeot. O francês, apesar de ter sido apenas o nono melhor do dia, tem 43h27min42s, mantendo uma distância de 40min59s para o segundo colocado, Nasser Al-Attiyah. Giniel de Villiers é o terceiro, enquanto Mikko Hirvonen está na quarta posição, seguido por Leeroy Poulter.

Versluis vence nos caminhões

SS11-HUIGEVOORT.4679-1024x683

Pieter Versluis venceu pela segunda vez uma especial do Dakar, ao completar o estágio em 3h14min06s, correndo com um caminhão MAN. A segunda colocação ficou com Federico Villagra, da Iveco, que terminou a especial distante 3min14s do vencedor. Hans Stacey, com outro MAN, foi o terceiro, seguido por Jaroslav Valtr, tcheco da Tatra. Gerard de Rooy, líder do Dakar, completou a lista dos cinco primeiros.

De Rooy segue para a última especial do maior rali do mundo com uma liderança tranquila. O holandês tem 42h29min59s acumuladas, 1h13min10s à frente de Ayrat Mardeev. Federico Villagra é o terceiro, enquanto Ton van Genugten pulou para o quarto lugar, superando Hans Stacey.

O Rally Dakar tem seu encerramento neste sábado (16), com uma especial entre Villa Carlos Paz e Rosário, com 180 quilômetros de trecho cronometrado.

Fotos: X-Raid e MAN



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.