Dakar: Marcos Patronelli lidera dobradinha entre irmãos e é tricampeão nos quadriciclos

Marcos Patronelli (ARG) from Yamaha Racing at the finish line of stage 13 of Rally Dakar 2016 from Villa Carlos Paz to Rosario, Argentina on January 16, 2016.

Na disputa em família em que se transformou a disputa na categoria dos quadriciclos do Rally Dakar, Marcos Patronelli levou a melhor sobre o irmão, Alejandro, e conquistou o tricampeonato do rali mais conhecido do mundo. Mesmo chegando apenas na sexta posição no último estágio da prova, disputado entre Villa Carlos Paz e Rosário neste sábado (16), o mais novo dos irmãos confirmou o título, uma vez que Alejandro foi apenas o oitavo.

LEIA MAIS:
Stephane Peterhansel conquista seu 12º título no Rally Dakar

Para ser mais uma vez campeão do maior rali do mundo, Marcos precisou fazer uma prova de recuperação. Um mau desempenho na terceira especial relegou o argentino ao décimo lugar geral. A partir deste momento, com bons desempenho e problemas dos rivais, o mais novo dos Patronellis avançou, tomando definitivamente a liderança no oitavo estágio.

Apesar do domínio da família Patronelli – que agora tem cinco títulos no Dakar – a última especial da prova, disputada em um trecho cronometrado de 180 quilômetros entre Villa Carlos Paz e Rosário, teve vitória do sul-africano Brian Baragwanath, que completou o estágio final em 2h07min18s. Horacio Giordana surpreendeu e foi o segundo da etapa, enquanto Sergey Karyakin completou em terceiro.

A classificação final aponta Marcos Patronelli como campeão, com um total de 58h47min41s, tempo 5min23s mais baixo em relação a Alejandro Patronelli, segundo colocado. Brian Baragwanath tomou o terceiro lugar de Sergey Karyakin na última especial, relegando o russo ao quarto posto. O grupo dos cinco primeiros ainda contou com Jeremias González Ferioli.

Foto: Red Bull Content Pool



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.