Opinião: Rápido no gatilho, Palmeiras leva “APENAS” 3h para fechar elenco

Palmeiras
Crédito de imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O Palmeiras praticamente fechou seu elenco para a temporada 2016, na última quarta-feira, com a chegada do volante Jean e a permanência do atacante Rafael Marques. Se há alguns anos o Verdão era duramente criticado por demorar para definir as contratações e consequentemente levar “chapéu” dos rivais, não se pode reclamar disso hoje. Com Alexandre Mattos à frente de todas as negociações, o Verdão se tornou o clube mais temido do mercado da bola.

LEIA TAMBÉM:
Saiba quando Jean vai se juntar ao elenco do Palmeiras na pré-temporada
SETE torcidas que lamentaram a contratação de Rafael Marques pelo Palmeiras
Mercado da bola 2016: veja o resumo das NEGOCIAÇÕES do Palmeiras
Veja como Jean pode ser utilizado por Marcelo Oliveira no Palmeiras
Rafael Marques é recebido com festa pelo elenco do Palmeiras em Itu; assista

Temido pela eficiência e a rapidez em anunciar nomes. Ontem, por mais que ninguém a não ser o próprio Mattos e os jogadores envolvidos saibam exatamente quando foram firmados os acordos, o Palmeiras levou cerca de três horas para anunciar o “fico” de Rafael e a transferência de Jean.

Mais precisamente às 19h04, a assesoria do Palmeiras divulgava o comunicado sobre a permanência de Rafael após resolver o imbróglio com sua ex-equipe. Depois, às 22h16, publicava a notícia da contratação de Jean por quatro temporadas. Pode conferir no site.

Sim, você pode pensar, essas duas novelas se arrastaram por semanas, mas o que importa é o desfecho positivo para o Verdão. Os “100%” de aproveitamento: duas negociações, dois reforços que vão agregar muito em 2016.

Isso sem contar o tempo total que o Palmeiras demorou para (praticamente) definir o elenco para os próximos 366 dias. No dia 10 de dezembro, Vagner e Roger Carvalho eram confirmados como os primeiros reforços para 2016. Ou seja, foram 35 dias para qualificar ainda mais o grupo – chegaram também Régis, Rodrigo, Edu Dracena, Erik e Moisés – e garantir a permanência de um jogador tão importante, como é o caso de Rafael Marques.

Não podemos obviamente cravar que o Verdão encerrou totalmente o ciclo de contratações, já que em 2015 o clube trouxe gente até o final de agosto (Thiago Santos foi o último a desembarcar na Academia de Futebol). Há algumas operações em andamento, como as possíveis saídas de Cristaldo, Mouche e Nathan e indefinição sobre a prorrogação do empréstimo de Kelvin.

Mas uma coisa é certa: Alexandre Mattos segue de olho no mercado e se achar que um nome aqui ou acolá merece o investimento, com o dinheiro da Crefisa, é muito difícil o atleta não resistir à “lábia” do cartola palestrino.

Curtiu a matéria? Siga o autor no Twitter: @fontes_matheus.
Facebook: Matheus Martins Fontes.

Foto: César Greco/Ag. Palmeiras



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.