Peterhansel e De Rooy se aproximam do título do Dakar

Stephane Peterhansel (FRA) from Team Peugeot Total performs during stage 10 of Rally Dakar 2016 from Belen to La Rioja, Argentina on January 13, 2016.

Stephane Peterhansel e Gerard de Rooy se aproximaram do título do Rally Dakar nesta quarta-feira (13). Ambos estão com pelo menos uma hora de vantagem para os rivais mais próximos nas provas dos carros e dos caminhões, respectivamente, após a especial disputada entre as cidades de Belén e La Rioja, na Argentina.

LEIA MAIS:
Sainz vira líder nos carros; De Rooy aumenta vantagem nos caminhões

Peterhansel venceu o estágio do dia, encurtado em decorrência das chuvas que atingiram a região da especial, com o tempo de 3h58min32s. O francês ainda viu Carlos Sainz, seu companheiro de equipe Peugeot, sofrer uma quebra e abandonar o Dakar. Já Nasser Al-Attiyah capotou seu Mini, se distanciando do francês.

A segunda colocação do dia ficou com Cyril Despres, que terminou a especial 5min40s após Peterhansel. Vladimir Vasilyev, com uma Toyota, ficou com a terceira posição, seguido por Nani Roma, com outro Mini. O grupo dos cinco primeiros do dia ainda contou com a presença de Sebastien Loeb, piloto que liderou toda a primeira semana do Dakar.

Com os resultados do dia, Stephane Peterhansel retomou a liderança do Dakar, agora com 32h44min59s, abrindo uma hora de frente para o novo vice-líder, Nasser Al-Attiyah. Giniel de Villiers é o terceiro, com Mikko Hirvonen aparecendo em quarto lugar. Fecha a lista dos cinco primeiros colocados Leeroy Poulter.

Nos caminhões, a vitória do dia ficou com Pascal de Baar, primeiro piloto a triunfar com um caminhão Renault na 38ª edição do rali mais famoso do mundo. O holandês completou o percurso desta quarta-feira em 4h51min41s, sendo 2min36s mais rápido em relação ao tempo de Gerard de Rooy. Airat Mardeev completou a lista dos três melhores.

De Rooy deu um passo importantíssimo para vencer o Dakar. O piloto, que tem 33h25min03s acumulados, está 1h15min19s à frente do segundo colocado, Airat Mardeev. Federico Villagra é o terceiro, seguido por Hans Stacey. O grupo dos cinco melhores ainda tem Ton van Genugten.

A antepenúltima etapa do Dakar será disputada nesta quinta-feira, com uma especial entre as cidades de La Rioja e San Juan, na Argentina. O percurso total terá 712 quilômetros, sendo 431 cronometrados.

Foto: Red Bull Content Pool



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.