Stephane Peterhansel conquista seu 12º título no Rally Dakar

Stephane Peterhansel (FRA) and Cyril Despres (FRA) from Team Peugeot Total at the finish line of stage 13 of Rally Dakar 2016 from Villa Carlos Paz to Rosario, Argentina on January 16, 2016.

Um dos maiores pilotos de todos os tempos, Stephane Peterhansel conquistou neste sábado (16) seu 12º título no Rally Dakar. Ao lado do navegador Jean-Paul Cottret, o piloto conseguiu manter a vantagem construída ao longo da 38ª edição da prova, dando a Peugeot seu primeiro título desde que a equipe retornou ao maior rali do mundo, no ano passado.

LEIA MAIS:
Piloto tem capacete furtado durante etapa do Rally Dakar

Favorito desde antes do início do Dakar deste ano, Peterhansel em momento nenhum esteve fora do grupo dos dez primeiros. Mais do que isso, o único estágio em que o francês, que venceu três especiais ao longo desta edição da prova, não terminou no top-10 foi justamente a deste sábado, quando completou em 13º lugar.

A vitória na especial de encerramento do Dakar ficou com outro piloto da Peugeot, Sebastien Loeb, que garantiu sua quarta vitória em etapa na prova. O eneacampeão do WRC fechou os 180 quilômetros cronometrados entre Villa Carlos Paz e Rosário em 1h46min51s, tempo 1min13s melhor em relação ao Mini de Mikko Hirvonen, segundo melhor do dia. Nasser Al-Attiyah fechou o dia em terceiro.

Peterhansel completou a prova em 45h22min10s, terminando 34min58s à frente de Nasser Al-Attiyah, que ficou com o vice-campeonato. Giniel de Villiers foi o terceiro, com um Toyota, seguido por Mikko Hirvonen. O grupo dos cinco primeiros ainda teve o sul-africano Leeroy Poulter.

Foto: Red Bull Content Pool



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.