Tática: Mancuello diz que pode jogar em vários setores no Flamengo

Principal reforço até aqui do Flamengo, o argentino Mancuello afirmou, em sua primeira entrevista coletiva como jogador rubro-negro, que poderá exercer várias funções dentro de campo. Apesar de admitir que gosta mais de jogar como segundo homem no meio de campo, o jogador de 26 anos garantiu que tentará ajudar o clube carioca aonde quer que o técnico Muricy Ramalho o escale.

LEIA TAMBÉM:
Destemido, Mancuello já tem definida primeira meta no Flamengo; confira

Provocou! Saiba a razão por Mancuello ter escolhido camisa 23 do Flamengo
Mercado da bola: confira as NEGOCIAÇÕES do Flamengo para temporada 2016
Flamengo: datas e locais dos primeiros jogos do time em 2016

É claro que “Mancu” se referiu ao fato de poder jogar mais avançado no setor, como armador, ou mesmo como primeiro volante. Mas vale lembrar que quando o novo camisa 23 do Flamengo foi chamado por Tata Martino para a seleção argentina no ano passado, ele experimentou a sensação de jogar em outra posição que não estava acostumado.

“Já joguei em muitas posições. Na seleção fui quase atacante. Gosto de ser o segundo homem do meio, mas posso desenvolver o futebol em diversos setores do campo”, explicou Mancuello, que não ainda não sabe quando estreará com a camisa rubro-negra.

A expectativa é que na semana que vem ele comece a treinar com bola. Em sua chegada, Mancu enfatizou que quer estar 100% recuperado de uma lesão no tendão do pé direito, sofrida no segundo semestre do ano passado, ainda quando defendia o Independiente de Avellaneda.

ESQUEMAS TÁTICOS COM MANCUELLO

Uma possível ideia para Muricy Ramalho é ter um volante à frente da defesa e dois meios-campistas que completem o setor. Nesse plano, Mancuello jogaria pela esquerda, e Willian Arão, pela direita. O esquema do Flamengo para 2016 deve ser próximo do 4-1-4-1 que consagrou o Corinthians no Campeonato Brasileiro.

football formations

Uma outra opção para Muricy é usar o 4-3-3, podendo mesmo improvisar o esquema ao longo de uma partida. Dessa maneira, o meio-campo do Flamengo formaria também um triângulo, com Willian Arão caindo pela direita e Mancuello pelo lado oposto. Aqui, Muricy pode usar o argentino ou como segundo volante ou como meia.

football formations

Curtiu a matéria? Siga o autor no Twitter: @fontes_matheus.
Facebook: Matheus Martins Fontes.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.