24h de Le Mans terá 60 carros no grid em 2016

O Automobile Club l’Ouest (ACO), órgão que organiza o Campeonato Mundial de Endurance ao lado da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta sexta-feira (5) que 60 carros comporão o grid das 24 Horas de Le Mans, a mais tradicional corrida de longa duração do mundo. O evento, ocorrido em Paris, reuniu membros de todas as 41 equipes inscritas para a corrida, que está marcada para os dias 18 e 19 de junho.

LEIA MAIS:
Bruno Senna retorna ao Mundial de Endurance

Inicialmente, 58 carros tomariam parte da corrida, mas o ACO optou por aumentar para 60 por conta da qualidade das equipes inscritas. O grid terá nove protótipos na classe LMP1, a principal do FIA WEC, 22 LMP2, 14 carros na classe LM GTE-Pro, e mais 14 na LM GTE-Am. O último carro será o SRT 41 preparado pela OAK Racing, que terá em seu time de pilotos o francês Fréderic Sausset, que teve amputados seus braços e pernas.

Porsche, Audi e Toyota, as três principais equipes do campeonato, disputarão as 24 Horas de Le Mans com dois protótipos cada. A equipe de Sttutgart tentará seu segundo título consecutivo e o 18º em sua história. Já a LMP2 terá três protótipos a mais em relação ao ano passado. Destacam-se a presença da atual campeã KCMG e da Panis Barthez, que terá Fabien Barthez, goleiro campeão mundial de futebol em 1998, entre os pilotos.

Entre as categorias dos carros GTs, destaca-se a presença da Chip Ganassi, que levará à Le Mans neste ano os novos Ford GT. Será a primeira vez em 50 anos que a marca americana será representada desde 1966. Aston Martin e Porsche seguem com equipes de fábrica, enquanto a Ferrari mantém o apoio oficial para a AF Corse. Desta forma, entre todos os inscritos, 41 equipes de 17 países diferentes.

Durante o evento desta sexta-feira, o ACO anunciou que o austríaco Alexander Wurz, recém-aposentado do WEC, será o Grand Marshal da prova, seguindo a lista recente de homenageados, que incluem nos últimos anos Tom Kristensen, Allan McNish e Henri Pescarolo. Também foi revelado que dez equipes, sendo quatro da classe LMP2 e mais seis da LM GTE-Am.

O WEC, que contará com 32 carros durante todo o campeonato, terá início no dia 17 de abril, com a realização das Seis Horas de Silverstone, na Inglaterra.

Foto: John Rourke



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.