Opinião: o que esperar do Palmeiras jogando no Pacaembu?

Palmeiras x Grêmio
Divulgação

Longe do Allianz Parque mais uma vez, o Palmeiras terá no Pacaembu um grande aliado para conseguir mais uma vitória no Paulistão 2016. Afinal de contas, o estádio municipal não é conhecido como “Porcoembu” por acaso…

LEIA MAIS
Comentarista afirma que Palmeiras jogou de “má vontade” no Uruguai por falta de pagamento; clube respondeu
Em coletiva no Palmeiras, Dudu fala sobre a Europa

Enquanto alguns torcedores estão temerosos com o Palmeiras jogando no Pacaembu, outros agradecem que a partida será contra o São Bento, tanto por ser teoricamente mais “fácil”, quanto por ser um alívio para os bolsos. Afinal de contas, torcer pelo Verdão no Pacaembu sai mais barato do que no Allianz Parque.

Por mais que não tenha o conforto da nova e moderna casa alviverde, o estádio municipal trás lá a sua sorte para o Palmeiras. Os paulistas inauguraram o Pacaembu, em 28 de abril de 1940, com uma sonora goleada de 6-2 conta o Coritiba. Foi também em 1940 que o Verdão conquistou o primeiro título no local, feito que se tornaria rotina na história do palco futebolístico – o clube é o que mais ganhou troféus na história do Paulo Machado de Carvalho.

Mas alguns torcedores vão falar que isso é história, faz parte do passado. Que os jogadores de hoje não estavam lá e, pior, estão acostumados com o gramado do Allianz Parque.

Podemos rechaçar esses argumentos um por um.

A história faz parte do Palmeiras, ou será que nenhum torcedor comemora os feitos do clube? Será mesmo que 101 anos de história podem ser desconsiderados? Quanto aos jogadores, a grande maioria do elenco atual, veio pelo o que o Palmeiras é, o que inclui sua trajetória vitoriosa – inclusive no Pacaembu.

Agora quanto ao gramado, meus caros, jogador de futebol que é jogador de futebol joga até em campo de terra com morrinho artilheiro. Ou será que todos começaram em gramados europeus?

O Palmeiras dentro do Pacaembu está em casa. A torcida, em sua maioria, gosta do estádio municipal, possui um carinho inexplicável, daqueles que um sorriso significa mais do que 1000 palavras. Os jogadores, por sua vez, entrarão em campo com o mesmo espírito, sabendo que os três pontos são importantes, principalmente porque daqui duas semanas tem Copa Libertadores para focar.

Pacaembu e Palmeiras são praticamente sinônimos. A história mostra isso. O Palmeiras é história e presente. O Palmeiras é Pacaembu. E Pacaembu para o Palmeiras, meus caros, é vitória na certa.

Foto: Divulgação