Preparação de estádio que receberá o Super Bowl engloba até por iluminação especial

SANTA CLARA, CA - AUGUST 02: A detailed view of Levi Stadium during an MLS Soccer game between the Seattle Sounders FC and San Jose Earthquates on August 2, 2014 in Santa Clara, California. (Photo by Thearon W. Henderson/Getty Images)

A 50ª edição do Super Bowl, partida que definirá o campeão da temporada da NFL (National Football League, a liga de futebol americano dos Estados Unidos) será disputada no próximo domingo (7), entre Denver Broncos e Carolina Panthers. E o Levi’s Stadium, palco do confronto, já está preparado para que não falta energia tanto para os jogadores quanto para os torcedores.

LEIA MAIS:
Super Bowl 50: Saiba como a China pode ‘invadir’ este evento
LeBron James se rende às qualidades de quarterback que disputará o Super Bowl: “Sou grande fã”

Localizado na cidade de Santa Clara, na Califórnia, o Levi’s Stadium é o único campo de futebol americano dos Estados Unidos que tem a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Gold. Isso significa que o estádio possui um dos certificados mais importantes em sustenbilidades para prédios no planeta. Usado em 143 países, o LEED é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edifícios. Para se obter a marca, é importante reduzir o consumo de água e energia elétrica.

E o Levi’s Stadium tem uma “arma secreta” para reduzir o consumo de energia de todo o sistema de iluminação: o sistema Quantum, da Lutron. Vale lembrar que a Lutron é responsável pela iluminação de edificações de relevância mundial, como a Casa Branca, a Estátua de Liberdade, o Banco Central da China, o Castelo de Windsor, entre outros.

O Quantum consegue enfraquecer a intensidade ou desligar todas as luzes elétricas e, ao mesmo tempo, controlar a entrada de luz natural. Além disso, o sistema consegue detectar ocupação e ausência de espaços ocupados a fim de economizar o consumo energético.

Campeões das conferências da NFL – o Denver Broncos, da Conferência Americana, e o Carolina Panthers, da Conferência Nacional – disputam o troféu mais cobiçado do futebol americano na edição histórica do Super Bowl.

Crédito da foto: Getty Images



Jornalista, editor do Torcedores.com. Passagens pelos jornais Metro, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Marca Brasil, Agora São Paulo, Diário de S. Paulo e Diário do Grande ABC.