Saiba quem são os jogadores há mais tempo na Série A do Brasileirão

Grohe
Foto: Lucas Uebel - Grêmio FBPA

No futebol, é comum ver jogadores rodando o mundo, vestindo várias camisas e assim fazendo sua carreira pelo mundo. Entretanto, existe o outro lado da moeda, há aqueles que escolhem um clube para jogar a sua vida inteira como jogador. Como não lembrar de Totti na Roma, Gerrard no Liverpool, Rogério Ceni no São Paulo, D’Alessandro no Inter, entre tantos outros. E hoje, no Brasil, quem lidera a lista de jogadores há mais tempo num clube são: Fábio, goleiro do Cruzeiro, e Marcelo Grohe, goleiro do Grêmio.

 

VEJA MAIS:

PRESIDENTE DO CRUZEIRO REVELA QUE CONTRATAÇÃO DE ROMERO FOI UM PEDIDO DA TORCIDA

MERCADO DA BOLA: DUPLA GRE-NAL DISPUTA CONTRATAÇÃO DE MEIA DO PALMEIRAS

NÃO CURTE CARNAVAL? VEJA A PROGRAMAÇÃO DO FUTEBOL NESTE FINAL DE SEMANA

No Brasil, Rogério Ceni e D’Alessandro disputavam a liderança do ranking de jogadores há mais tempo num clube. O goleiro se aposentou no fim de 2015, e o meia argentino foi para o River Plate, da Argentina. Os dois vestiram a camisa, criaram uma identificação com os torcedores, viraram ídolos. Não é diferente com Fábio e Grohe.

Os jogadores são vendidos muito cedo para outros clubes, tomam rumos diferentes. Basta analisar as últimas negociações: Malcom, ex-Corinthians, foi para o Bordeaux, da França. Jemerson, jovem zagueiro do Atlético-MG, foi para o Monaco. E se parar para verificar as transferências antigas, de alguns anos atrás, verá que o lateral esquerdo Marcelo, ex-Fluminense, foi cedo para o Real Madrid. O atacante Vitinho, que começou muito bem no Botafogo, foi para o CSKA e agora está no Internacional.

As estatísticas, segundo o GloboEsporte.com, revelam que os goleiros são dominam o ranking de jogadores há mais tempo nos clubes. No topo da lista estão Fábio, do Cruzeiro, e Marcelo Grohe, do Grêmio, ambos estão em atividade desde janeiro de 2005. Em seguida, vem o, também goleiro, Magrão, do Sport, que defende a equipe pernambucana desde abril de 2005. Na sequência aparecem Nivaldo, da Chapecoense, desde maio de 2006, e Paulo Victor, do Flamengo, desde setembro de 2006. E fechando esse top 6, que só tem goleiros, Denis, do São Paulo, está desde janeiro de 2009 no clube paulista.

Saindo da pequena área, os atletas de linha com maior longevidade nos times brasileiros, aparecem Fred, atacante do Fluminense, desde março de 2009. Ainda na lista tem o meia Danilo, do Corinthians, o zagueiro Luccas Claro, do Coritiba, entre outros, todos desde janeiro de 2010.

Mais recentemente, há o goleiro Fernando Prass, no Palmeiras desde dezembro de 2012, o lateral Jeferson da Ponte preta, desde julho de 2013 e o atacante Henrique, do América-MG, que veste o manto mineiro desde dezembro de 2013.

Veja abaixo o ranking completo, contando com o Vasco, que está na Série B (créditos ao Eduardo Souza, do GloboEsporte.com):

1) Goleiro Fábio (Cruzeiro) e goleiro Marcelo Grohe (Grêmio) – Janeiro 2005
3) Goleiro Magrão (Sport) – Abril 2005
4) Goleiro Nivaldo (Chapecoense) – Maio 2006
5) Goleiro Paulo Victor (Flamengo) – Setembro 2006*
6) Goleiro Denis (São Paulo) – Janeiro 2009
7) Atacante Fred (Fluminense) – Março 2009
8) Goleiro Jefferson (Botafogo) – Agosto 2009
9) Goleiro Vladimir (Santos), goleiro Muriel (Internacional), meia Danilo (Corinthians), zagueiro Luccas Claro (Coritiba) e volante Deivid (Atlético-PR) – Janeiro 2010
14) Lateral Renatinho (Santa Cruz) e goleiro Gustavo (Vitória) – Agosto 2010
16) Zagueiro Leonardo Silva e goleiro Giovanni (Atlético-MG) – Janeiro 2011
17) Zagueiro Luan (Vasco) – Julho 2012
18) Atacante Clayton (Figueirense) – Novembro 2012
19) Goleiro Fernando Prass (Palmeiras) – Dezembro 2012
20) Lateral Jeferson (Ponte Preta) – Julho 2013
21) Atacante Henrique (América-MG) – Dezembro 2013

* Em 2008, o goleiro Paulo Victor foi emprestado durante apenas três meses ao America-RJ.

Créditos da foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA



Lucas Bubols é estudante de Comunicação Social – Jornalismo,tem passagem pela Fatto Comunicação e pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, onde trabalhou na produção do programa Os Donos da Bola RS e em suas respectivas redes sociais. Atualmente compõe a equipe do G1 da RBSTV de Porto Alegre. Nasceu e vive na capital gaúcha, Porto Alegre, escrevia para o Conexão Grenal e para seu blog, que passa por reformulação.