Sam Bird conquista pole position do ePrix de Buenos Aires da F-E

Bird foi o único piloto a melhorar seu tempo em relação a fase inicial do qualifying

Sam Bird conquistou no início da tarde deste sábado (6) a pole position para a disputa do ePrix de Buenos Aires, quarta etapa da temporada 2015/2016 da Fórmula E. Mais rápido do primeiro treino livre do dia no circuito montado nas ruas de Puerto Madero, o piloto da Virgin registrou na fase final do qualifying o tempo de 1min09s420, garantindo a primeira posição no grid de largada.

LEIA MAIS:
Fórmula E: Buemi domina TL2 em Buenos Aires
Sam Bird lidera primeiro treino livre da Fórmula E em Buenos Aires

O inglês terá como companheiro na primeira fila da etapa argentina o francês Nicolas Prost, da e.Dams, que foi três décimos mais lento em sua volta lançada na parte final do qualifying. Antonio Félix da Costa largará da terceira colocação, seguido por Stéphane Sarrazin, piloto mais veloz da primeira fase da tomada de tempos. Mike Conway, estreante na Fórmula E, fecha o top-5.

Lucas di Grassi é o brasileiro com melhor posição de largada na Argentina. O vice-líder do campeonato partirá da sétima colocação, dois postos à frente do atual campeão da categoria de carros elétricos, Nelsinho Piquet. Já Bruno Senna cometeu um erro em sua volta rápida, bateu contra a mureta de proteção, e largará apenas da 16ª posição.

A grande decepção do treino foi o suíço Sébastien Buemi, líder da Fórmula E após três corridas. O suíço tinha a melhor primeira parcial de todo o qualifying quando cometeu um erro e rodou com o seu carro preparado pela e.Dams. Sem poder registrar outra volta, o atual vice-campeão teve de engolir a última posição no grid.

A disputa do ePrix de Buenos Aires de Fórmula E acontece ainda neste sábado, a partir das 17h.

O qualifying

O primeiro grupo de pilotos a ir para a pista teve em Stéphane Sarrazin seu piloto mais rápido, com a marca de 1min09s236, seguido por Sam Bird. O estreante Mike Conway foi o terceiro, seguido por Nick Heidfeld, que retorna à Fórmula E após se lesionar durante o ePrix de Putrajaya. Jean-Eric Vergne, que não havia dado nenhuma volta rápida nos treinos, foi o mais lento.

O grupo dois do qualifying trouxe um dos pilotos favoritos à vitória no final de semana, Sébastien Buemi. Mas o suíço cometeu um erro e rodou em sua tentativa de volta rápida, sendo relegado a última posição do grupo. O mais rápido foi Nicolas Prost, com o outro carro da e.Dams, garantindo a terceira posição geral, enquanto Daniel Abt também se colocou entre os cinco primeiros.

Salvador Durán e Bruno Senna protagonizaram acidentes no terceiro grupo de pilotos do qualifying. Em pontos diferentes, os dois bateram ao mesmo tempo, provocando a única bandeira vermelha de toda a primeira fase do treino classificatório. Melhor para o holandês Robin Frinjs, da Andretti, que conseguiu se colocar na quinta colocação.

O último grupo contou com o português Antonio Félix da Costa se colocando entre os cinco primeiros, ao se colocar na segunda colocação, com o tempo de 1min09s381. Outro favorito a pole position, Lucas di Grassi colocou o carro da ABT Audi Sport apenas na sétima colocação, ficando de fora da disputa da primeira posição no grid.

Na Super Pole, Sam Bird foi o único piloto que conseguiu melhorar seu tempo em relação a fase inicial da classificação, garantindo a marca de 1min09s420 para conquistar a pole position. Nicolas Prost largará em segundo, após registrar uma volta três décimos mais lenta que o inglês. Félix da Costa, Sarrazin e Conway completam o grupo dos cinco melhores.

Confira o grid de largada para o ePrix de Buenos Aires:

1º – Sam Bird (ING/Virgin) – 1min09s420
2º – Nicolas Prost (FRA/e.Dams) – 1min09s751
3º – Antonio Félix da Costa (POR/Aguri) – 1min09s761
4º – Stéphane Sarrazin (FRA/Venturi) – 1min10s298
5º – Mike Conway (ING/Venturi) – 1min12s391

6º – Robin Frinjs (HOL/Andretti) – 1min09s616
7º – Lucas di Grassi (BRA/Audi Sport) – 1min09s677
8º – Daniel Abt (ALE/Audi Sport) – 1min09s814
9º – Nelsinho Piquet (BRA/Team China) – 1min09s931
10º – Jérôme D’Ambrosio (BEL/Dragon) – 1min10s067
11º – Oliver Turvey (ING/Team China) – 1min10s126
12º – Loic Duval (FRA/Dragon) – 1min10s130
13º – Nick Heidfeld (ALE/Mahindra) – 1min10s321
14º – Simona de Silvestro (SUI/Andretti) – 1min10s446
15º – Jean-Eric Vergne (FRA/Virgin) – 1min10s581
16º – Bruno Senna (BRA/Mahindra) – 1min11s306
17º – Salvador Durán (MEX/Aguri) – 1min13s256
18º – Sébastien Buemi (SUI/e.Dams) – 1min19s421

Foto: reprodução/Facebook DS Virgin



Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.