Futebol Chinês: Saiba como foi o ano dos principais jogadores brasileiros na China

Da esq. p/ dir: Ricardo Goulart, Robinho, Diego Tardelli, Aloísio. Foto: As fotos foram tiradas do site do clube doas atletas

Que o Campeonato Chinês cresce meteoricamente, isso todos nós sabemos, mas será que mesmo com tantas contratações e tanto dinheiro envolvido, será que o campeonato melhorou? Investimentos em um campeonato que outrora era desconhecido, fez com que esse entrasse no radar de quem acompanha futebol. No Brasil, atualmente o Corinthians sofreu um grande baque perdendo jogadores importantes para o futebol oriental, mas na China, já existia muitos brasileiros bons de bola brilhando no campeonato local. Então veja a seguir como foi o rendimento dos principais brasileiros no futebol chinês em 2015(¹).

LEIA MAIS

Saiba qual estrela do futebol está próximo de ir para o Futebol Chinês

Leia: No Futebol Chinês, aumenta o salário, diminui o amor à camisa

Veja a seleção dos melhores jogadores do Futebol Chinês

RICARDO GOULART

Perfil: Foto: Site Oficial do Clube

Ricardo Goulart era a sensação do Campeonato Brasileiro, quando em 2014, foi eleito o melhor jogador da competição pelo Cruzeiro, clube em que conquistou dois títulos brasileiros seguidos. Mesmo sendo convocado com frequência para a seleção, decidiu ir para China, causando surpresa não só aos cruzeirenses, mas a todos que acompanhavam o futebol do meia atacante. Em 2015, fez 42 jogos pelo Guangzhou Evergrande, marcando 27 gols. No Campeonato Chinês, fez 19 gols e deu 10 assistências, sendo o vice artilheiro da competição. Foi campeão do campeonato e ainda faturou o prêmio de melhor jogador do ano.

ALOÍSIO

Foto-Perfil: Reprodução

Aloísio já está indo para a terceira temporada no futebol chinês. Em 2015, pelo Shandong Luneng, o atacante fez em 28 jogos, 21 gols e desta forma, se tornou artilheiro da competição. Aloísio, popularmente conhecido como “boi bandido”, deu 8 assistências. O Shandong Luneng, ficou em terceiro lugar no campeonato, com 59 pontos.

PAULINHO

Foto-Perfil: Site oficial do clube

O ex-volante do Corinthians, chegou ao Guangzhou Evergrande, depois de passagem irregular pelo Tottenham. Pelo clube chinês, fez 22 jogos e marcou 5 gols.

ROBINHO

Foto-Perfil: Reprodução

Robinho fez na China o que ninguém esperava pelo nível dele. Não conseguiu agradar os chineses com seu futebol envolvente. Saiu depois de fazer apenas 3 gols em 10 jogos. Mesmo assim conquistou o título de campeão do Campeonato Chinês 2015. Mais um campeonato nacional para o currículo. Robinho se transferiu para o Atlético Mineiro, onde jogará a temporada 2016.

DIEGO TARDELLI

Foto-Perfil: Site Oficial do clube

Ídolo do Atlético Mineiro, onde foi fundamental ao conquistar a primeira Libertadores do clube. Na China, não fez uma boa temporada, sendo que em 25 jogos, marcou apenas 6 gols. No Campeonato Chinês, fez apenas 4 gols e deu 5 assistências.

HYURI     

Foto-Perfil: Site oficial do clube

Jogador versátil, rápido e driblador, é um atacante que joga muito bem pelas pontas do campo. Com características ofensivas de um ponta, não costuma fazer muitos gols. Mesmo tendo feito boas atuações pelo clube, não conseguiu evitar o rebaixamento para a League One. Em sua temporada pelo Guizhou Renhe, em 26 partidas, marcou 7 vezes e deu 4 assistências. No final da temporada, se transferiu por empréstimo para o Atlético Mineiro.

JUNIOR URSO

Foto-Perfil: Site oficial do clube

Volante de muita marcação, é o tradicional cão de guarda, entretanto com uma característica diferenciada, faz muitos gols. Na temporada 2015, em 34 partidas fez 11 gols, sendo que no Campeonato Chinês marcou 9 vezes, sendo o vice artilheiro da equipe. Foi mais um a se transferir para o Atlético, para a temporada 2016.

ANSELMO RAMON

Foto-Perfil: Divulgação/ Site oficial do Clube

Atacante de força física, faz o papel do tradicional centroavante, cuja função principal é segurar a bola no ataque e fazer o pivô quando necessário. Foi um dos principais destaques da equipe chinesa, marcando 9 gols em 24 jogos.

ELKESON

Foto-Perfil: Site oficial do clube

Na temporada 2014 foi o principal jogador do Guangzhou, sendo que em 28 partidas, marcou 28 vezes, se tornando artilheiro do campeonato; em 2013 também foi artilheiro da competição, marcando 24 gols. Na temporada 2015 tudo mudou e os bons números viraram passado. Em 31 partidas, marcou 10 vezes e se viu ofuscado pela chegada de Ricardo Goulart e acabou saindo da equipe no final da temporada.

(¹): As estatísticas correspondem à temporada 2015.