Brasileiro pode ganhar ‘Chuteira de Ouro’ na Europa

(Miguel Nunes/ASF)

Dentre os dez principais artilheiros do futebol europeu nesta temporada, um é brasileiro. O nome da peça: Jonas, o craque que está se consagrando com as cores do Benfica na Primeira Liga (Campeonato Português). O atacante, que veste a 17 da Águia, caiu nas graças da torcida portuguesa e, além de poder dar o troféu de campeão nacional ao clube, também pode fazer história conquistando a almejada ‘Chuteira de Ouro’.

Atualmente, o brasileiro figura na segunda posição no ranking do título, perdendo apenas para Cristiano Ronaldo, do Real Madrid (ESP). A diferença entre os dois atacantes é de apenas um gol, o português tem 31 tentos (61 pontos) marcados enquanto que o brasileiro registra 30 (60 pontos), mesma quantidade que o argentino  Gonzalo Higuaín, que atua pelo Napoli (ITA).

Decisivo no time português, Jonas tem tudo para conquistar a Chuteira de Ouro, entrando para a história da Águia, que não vê um jogador de teu elenco receber a autarquia desde a temporada 71/72, quando o lendário Eusébio foi agraciado. Na ocasião, o jogador português marcou 40 gols.

O último brasileiro a conquistar a ‘Chuteira de Ouro’ na Europa foi Mário Jardel, por duas ocasiões: em 98/99, quando marcou 36 gols pelo Porto (POR), e na temporada de 00/01, quando marcou 42 gols com a camisa do Sporting (POR). Anterior a este, apenas Ronaldo (fenômeno), em 96/97, pelo Barcelona (ESP), quando anotou 34 gols.

Veja os líderes da Chuteira de Ouro

1° – Cristiano Ronaldo (POR) – Real Madrid-ESP – 31 gols – 62 pontos

2° – Jonas (BRA) – Benfica-POR – 30 gols – 60 pontos

3° – Gonzalo Higuaín (ARG) – Napoli-ITA – 30 gols – 60 pontos

4° – Robert Lewandowski (POL) – Bayern de Munique-ALE – 27 gols – 54 pontos

5° – Luis Suárez (URU) – Barcelona-ESP – 26 gols – 52 pontos

6° – Zlatan Ibrahimovic (SUE) – PSG-FRA – 32 gols – 48 pontos

7° – Islam Slimani (ARL) – Sporting-POR – 24 gols – 48 pontos

8° – Eran Zahavi (ISR) – Maccabi Tel Aviv-ISR – 31 gols – 46,5 pontos

9° – Lionel Messi (ARG) – Barcelona-ESP – 23 gols – 46 pontos

10° – Pierre Aubameyang (GAB) – Bourussia Dortmund-ALE – 23 gols – 46 pontos

 

 

 

 



Escritor e jornalista, autor do romance 'O cachorro, o rato e a paixão' e do 'Projeto Demo: Histórias que viram estórias'. Formado em jornalismo pela Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (MS), atualmente trabalha no jornal semanário e online O Liberdade. Palmeirense mesmo após um 5 a 1.