Contra o Santos, Osasco Audax busca igualar feito de outros pequenos de SP

Crédito da foto: Reprodução/ Flickr Osasco Audax/ Renato Silvestre/Zopress

O Osasco Audax terá a chance de fazer história a partir do próximo domingo, dia em que as finais do Campeonato Paulista começam a ser disputadas. A equipe do técnico Fernando Diniz decide a competição contra o Santos e busca entrar para um seleto grupo de times pequenos de São Paulo que marcaram seus nomes na história recente do futebol. Nos últimos doze anos, São Caetano, Ituano, Santo André e Paulista conquistaram títulos memoráveis, em competições diferentes. Os dois primeiros no Campeonato Paulista e os outros dois na Copa do Brasil. Será que o Audax se juntará a estes clubes?

LEIA MAIS:
Opinião: Fernando Diniz daria certo em um grande clube brasileiro?

Relembre os últimos títulos importantes conquistados pelos pequenos de São Paulo:

São Caetano campeão paulista de 2004

Comandado pelo técnico Muricy Ramalho, o Azulão conquistou a taça do campeonato estadual após bater o Paulista na final. No primeiro jogo da decisão, realizado no Pacaembu, o São Caetano venceu o time de Jundiaí por 3 a 1, com dois gols de Warley e outro de Euller. Na segunda partida, também disputada no Paulo Machado de Carvalho, a equipe de Muricy voltou a derrotar os comandados do técnico Zetti, desta vez por 2 a 0, com gols de Marcinho e Mineiro. Este é o título mais importante da história do clube até aqui.

Santo André campeão da Copa do Brasil de 2004

No mesmo ano em que o São Caetano fez história, o vizinho do ABC Paulista não deixou por menos e também escreveu uma página inesquecível em sua trajetória. A zebra chamada Santo André derrubou o gigante Flamengo em pleno Maracanã lotado e levantou o troféu da Copa do Brasil. Com gols de Sandro Gaúcho e Elvis, o time de Péricles Chamusca derrotou o rubro-negro de Abel Braga por 2 a 0 na partida decisiva. O primeiro duelo havia terminado empatado em 2 a 2, no antigo Palestra Itália.

Paulista campeão da Copa do Brasil de 2005

O raio caiu no mesmo lugar pela segunda vez! Em 2005, um pequeno de São Paulo voltou a encontrar um grande carioca e o resultado se repetiu. O Paulista de Jundiaí não teve piedade do Fluminense e ficou com o título nacional. Após vencer o rival por 2 a 0 no estádio Jayme Cintra (gols de Márcio Mossoró e Léo Aro), o time do interior, comandado por Vagner Mancini, segurou o empate em 0 a 0 contra o Flu de Abel Braga, em São Januário, e levou a taça.

Ituano campeão paulista de 2014

A mais recente conquista improvável ainda está fresca na memória dos torcedores do Ituano. Para ser campeã, a equipe do interior, dirigida por Doriva, teve de superar o mesmo adversário que o Audax terá pela frente: o Santos. O time da Vila, na época comandado por Oswaldo de Oliveira, sucumbiu diante de um organizado Ituano. No jogo de ida, o Galo de Itu venceu por 1 a 0, com gol marcado por Cristian. Na volta, o Santos devolveu o placar e a decisão foi para os pênaltis (as duas partidas foram realizadas no Pacaembu). Nas cobranças, melhor para o Rubro-Negro, que venceu por 7 a 6.



Formado em Jornalismo, são-paulino, profundo seguidor do universo esportivo, principalmente quando o assunto é futebol. Contato: clebermattos22@msn.com