Opinião: Gauchão terá fase “quente”

Crédito da foto: Reprodução/ Facebook oficial Grêmio

A dupla Grenal, São José (Zequinha), Juventude, São Paulo/Rio Grande, Ypiranga, Novo Hamburgo (Nóia) e Brasil de Pelotas garantiram seus lugares no mata-mata do Gauchão, que inicia na próxima quarta-feira. Glória, Lajeadense e Aimoré jogarão a divisão de acesso em 2017.

LEIA MAIS:
10 trapalhadas históricas em clássicos do futebol brasileiro

Neste último final de semana, encerrou a fase classificatória do campeonato gaúcho de 2016. Os jogos determinaram os oito classificados para as quartas de final e os rebaixados a divisão de acesso no próximo ano.

Os confrontos dessa primeira fase eliminatória são: Grêmio (1) x Brasil de Pelotas (8); São José (2) x Novo Hamburgo (7); Internacional (3) x São Paulo/RG (6) e Juventude (4) x Ypiranga (5). O enfrentamento mais equilibrado que se apresenta é entre Juventude e Ypiranga, pois os dois clubes estão participando da Série C do Campeonato Brasileiro. A dupla Grenal, mesmo com início cambaleante, conseguiu sua classificação com tranquilidade e levam ampla vantagem sobre seus adversários, mas nada que determine que sua classificação esteja garantida, usando como exemplo que o Inter empatou em casa com o São Paulo.

Os clubes de melhor campanha decidirão esta fase, que é disputada em jogo único, em suas casas, que pode ser fator determinante para a sua classificação a fase seguinte do campeonato. Outra peculiaridade do campeonato é que a pontuação conquistada na primeira fase do torneio continua sendo contada para definição dos mandos de campo das fases semifinal e final, portanto poderá haver mudanças de mando, mesmo que a equipe na primeira fase tenha feito campanha melhor que a outra.

Agora o campeonato estadual chega aos seus momentos decisivos. Mesmo com os mandantes levando certa vantagem e favoritismo por já terem feito melhor campanha na fase anterior, não podemos desconsiderar os visitantes, que farão enfrentamentos buscando sua classificação. Jogos emocionantes estão por vir