Mercado da Bola: 18 jogadores que ficam sem contrato no 2º semestre e podem ser bons reforços

Divulgação

Com o Brasileirão se aproximando e alguns times longe do ideal, torcedores e certamente dirigentes começam a imaginar as posições e jogadores que poderiam chegar para reforçar sua equipe. Uma das alternativas, e de menor custo, são jogadores em fim de contrato.

LEIA MAIS:
Thiago Silva entra na lista dos 10 jogadores mais desvalorizados no futebol desde janeiro de 2015
Opinião: Guerrero, o guerreiro do Flamengo
Opinião: A cobrança deve mesmo ser maior no Palmeiras
Terrorista do metrô na Bélgica teria usado identidade de ex-jogador da Inter
Narrador Luis Roberto conta momento marcante de sua carreira e melhor ataque que viu

 

O Torcedores.com selecionou alguns desses jogadores que possuem contrato até junho de 2016. Buscamos jogadores com maior possibilidade de atuar no futebol brasileiro, por este motivo, não incluímos atletas como Ibrahimovic, que termina seu contrato no PSG, mas está fora da realidade brasileira.

Segundo as regras da Fifa, qualquer jogador pode firmar pré-contrato com um novo clube se estiver nos seis meses finais de vínculo com a sua atual equipe.

Veja a lista dividida por posições. Os dados são do site Transfermarkt, especializado no assunto.

 

GOLEIROS:

MARCELO BAROVERO – Um dos destaques do River Plate na conquista da Libertadores, o goleiro está perto de encerrar seu contrato com o gigante argentino. Uma boa proposta pode fazer com que o atleta de 32 anos venha atuar no futebol brasileiro.

 

Divulgação/Site oficial River Plate
Divulgação/Site oficial River Plate

 

ARANHA – Desde que seu contrato se encerrou com o Palmeiras, o goleiro, que teve destaque na Ponte Preta e Santos, está livre no mercado para negociar com qualquer clube. Aos 35 anos, Aranha poderia ter nova oportunidade para mostrar seu valor.

 

LATERAIS:

MAICON – Aos 34 anos, o ex-lateral-direito da seleção brasileira começou tendo oportunidades na Roma (ITA), mas tem ficado mais tempo como opção no banco de reservas. Com experiência de mais de 12 anos na Europa e tendo conquistado títulos importantes, como a Champions, Maicon pode ser uma boa opção para alguns times brasileiros.

 

Getty Images
Maicon na seleção – Getty Images

 

FÁBIO – O lateral e seu irmão, Rafael (também lateral), deixaram o Fluminense ainda como promessas da base para atuar na Inglaterra, pelo Manchester United. Sem oportunidades no gigante inglês, Fábio se transferiu para o modesto Cardiff. Com apenas 25 anos e experiência na Europa, o jogador pode ser uma boa aposta para os clubes brasileiros.

EMMANUEL MÁS – Um dos destaques no time campeão da Libertadores pelo San Lorenzo, o lateral esquerdo é titular absoluto da equipe. Com apenas 27 anos e versatilidade para atuar também no meio de campo, Más seria uma ótima contratação para as equipes brasileiras.

NEUTON – Revelado pelo Grêmio, o jogador tem a versatilidade como destaque, podendo atuar tanto de zagueiro, como de lateral-esquerdo. Vinculado à Udinese (ITA) desde 2011, o jogador praticamente não teve oportunidades no clube italiano, sendo emprestado para outros clubes nas últimas temporadas. Atualmente, Neuton atua por empréstimo no Albacete (ESP). Com 26 anos o jogador pode retornar ao Brasil para novas oportunidades.

 

ZAGUEIROS:

ALEX – O zagueiro, revelado pelo Santos e com importantes passagens por PSV Eindhoven, Chelsea e Paris Saint-Germain, está atuando no Milan (ITA) e frequentemente é ligado a especulações envolvendo clubes brasileiros. Aos 33 anos, Alex pode trazer experiência para zaga de algum time brasileiro.

 

Getty Images
Alex – Getty Images

 

MARTÍN CÁCERES: O uruguaio, de 28 anos, atua na Juventus (ITA) e tem em seu ponto forte a versatilidade, atuando muitas vezes de lateral direito. Mesmo tendo poucas oportunidades na atual temporada, o zagueiro ainda deve despertar interesse de clubes europeus, mas uma boa proposta poderia trazer Cáceres para o futebol brasileiro, onde, certamente, seria apontado como solução para defesa dos clubes.

CRISTIÁN ZAPATA – Zagueiro do Milan (ITA), o colombiano também fica sem contrato no fim desta temporada. Aos 29 anos, Zapata também pode atuar improvisado na lateral direita, sendo uma alternativa para os clubes brasileiros.

BRUNO ALVES – Filho de um ex-jogador brasileiro, o zagueiro, de 34 anos, é titular do Fenerbahçe (TUR), onde seu contrato se encerra no final desta temporada. Zagueiro da seleção portuguesa por anos, Bruno Alves poderia ser uma boa opção para os clubes brasileiros por causa de sua experiência e liderança. A dúvida é se o defensor ainda desperta grande interesse dos europeus, exatamente por sua idade.

SIDNEI – Jogador do Benfica desde 2008, o zagueiro foi emprestado ao Deportivo La Coruña (ESP) e tem seu contrato encerrado com os dois clubes em julho. Em boa fase na atual temporada e com apenas 26 anos, Sindei, que é ex-jogador do Internacional de Porto Alegre, seria uma boa opção para os clubes brasileiros, que devem ter a concorrência de alguns clubes da Europa.

 

Crédito: La Coruña/Divulgação
Crédito: La Coruña/Divulgação

 

MEIO DE CAMPO:

JUSSIÊ – Depois de vários anos atuando na França, com a camisa do Bordeaux, o meia encerra seu vínculo e poderia ser uma boa opção para criação do meio de campo de algum time brasileiro. Aos 32 anos, Jussiê foi campeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2003.

 

ATACANTES:

LEANDRO DAMIÃO – Após se desvincular do Santos na Justiça, Damião assinou contrato com o Real Betis (ESP) até o fim desta temporada; O atacante, de 26 anos, tem amargurado a reserva no time espanhol e pode retornar ao Brasil para tentar recuperar a forma que o levou para seleção.

 

LeandroDamiaoRomulo450
Leandro Damião atuando pela seleção brasileira

 

WILLIAN JOSÉ – O atacante, que não viveu boa fase em algumas passagens por clubes brasileiros, acabou indo para o Real Madrid, mas foi nesta temporada, atuando pelo Las Palmas (ESP), que o atacante se destacou, inclusive marcando gols nos gigantes Barcelona e Real. Aos 24 anos, Willian José seria uma boa aposta para os times brasileiros, mas deve ter concorrência de algumas equipes da Europa, exatamente pelo bom momento vivido.

DENTINHO – O nome do atacante é especulado diversas vezes em clubes brasileiros. Na atual temporada, Dentinho vem ganhando mais oportunidades no Shakhtar Donetsk. Com apenas 27 anos, o jogador pode ser uma boa solução para clubes brasileiros que buscam um atacante de velocidade.

 

Dentinho
Dentinho

 

CLAUDIO PIZARRO – Companheiro de Paolo Guerrero no ataque da seleção peruana, o veterano atacante é ídolo na Alemanha. Na atual temporada não tem sido titular em todas as partidas do Werder Bremen, mas conseguiu ter algumas atuações de destaque. Aos 37 anos, poderia escolher o Brasil para encerrar sua carreira. Mesmo com a idade avançada, Pizarro poderia ser uma boa aposta para solucionar o problema de gols de alguns clubes brasileiros.

KEVIN KURANYI – Brasileiro, o atacante se naturalizou para atuar pela seleção alemã. Aos 34 anos, Kevin não está em boa fase atuando pelo Hoffenheim. Com contrato até o fim desta temporada, o atleta pode finalmente tentar retornar ao Brasil para disputar um Brasileirão.

MAURICIO PINILLA – O chileno já teve passagem pelo futebol brasileiro, atuando pelo Vasco, onde não foi bem. Após se transferir para Itália, o atacante recuperou o prestígio, onde fez boas temporadas, retornando, inclusive, para seleção do seu país. Aos 32 anos, Pinilla deve ter proposta de renovação do seu atual clube, Atalanta (ITA), mas uma boa proposta pode fazer o jogador retornar e ter uma boa passagem também pelo Brasil.

 

Veja também:

14 opções de zagueiros para seu time se reforçar em 2016.
Veja brasileiros que atuam na Europa e poderiam ser repatriados.
11 opções de volantes para seu time se reforçar em 2016.

Foto: Divulgação

Curtiu essa matéria? Siga o autor no Twitter: @allanmadi