Saiba qual é a verdadeira função do “sutiã” masculino no futebol

Crédito da Foto: Reprodução

O top que está sendo usado por jogadores de futebol durante as partidas, ao contrário do que dizem as piadas na internet, não é um sutiã masculino, mas um dispositivo tecnológico muito útil. O objetivo do acessório é coletar dados que permitam avaliar o desempenho dos atletas durante o jogo.

LEIA MAIS:
MERCADO DA BOLA: 18 JOGADORES QUE FICAM SEM CONTRATO NO 2º SEMESTRE E PODEM SER BONS REFORÇOS

Segundo um levantamento feito pelo site UOL Esporte, apesar de ser recente no Brasil, a tecnologia é usada há cerca de três anos por alguns atletas, como o atacante Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain.

O preparador físico argentino Diego Giacchino, em entrevista ao site UOL Esporte, explicou que, no top, é colocado um GPS, que fica localizado entre os dois ossos das costas do atleta. Além disso, outro aparelho é acoplado para avaliar a habilidade de arranque do jogador. “Temos, desse modo, a possibilidade de medir não só as distâncias percorridas, mas a aceleração e desaceleração dos atletas e a quantidade e o tipo de impacto que eles sofrem”, esclarece.

Giacchino, que é especialista em análise de rendimentos, afirma ainda que o equipamento pode “melhorar os trabalhos técnicos e táticos” dos clubes. Isso acontece porque, os dados obtidos com ajuda do instrumento são analisados pela equipe técnica que pode, a partir dos resultados, desenvolver uma preparação física específica para cada jogador.

Apesar de o acessório originar piadas pela semelhança com o traje feminino, Giacchino diz que os atletas não se incomodam e veem a peça com naturalidade. Para quem não quer usar o top, o especialista aponta outra opção: algumas marcas possuem regatas, nas quais é possível colocar o dispositivo.