O crepúsculo de um ídolo: entenda a polêmica entre Totti e a Roma

Crédito da foto: Divulgação / site oficial AS Roma

A imprensa italiana noticiou que Francisco Totti, maior ídolo da Roma e o técnico do clube, Luciano Spalletti, teriam protagonizado uma forte discussão nos vestiários, após o empate em 3 a 3 contra a Atalanta. O que está acontecendo entre Totti e Spalletti?

LEIA MAIS
TOTTI DISPARA CONTRA TREINADOR E É ASFASTADO DA CONCENTRAÇÃO
EM UM FESTIVAL DA “LEI DO EX”, TOTTI MARCA NO FIM E SALVA ROMA DA DERROTA

De acordo com o jornal Corrieri dello Sport, após o fim do jogo contra a Atalanta, Spalletti entrou furioso no vestiário, cobrando veementemente os jogadores pelo desempenho. Não ficaram claros os termos utilizados pelo treinador ou qual a reposta dada pelo jogador. Cogitou-se, inclusive, que ambos teria chegado as vias de fato.

SPALLETTI NEGA

A repercussão foi tão grande, que motivou o técnico a emitir nota oficial no site do clube. “Obviamente eu tinha algumas coisas a dizer para os atletas, porque não estava satisfeito com o jogo”, diz a nota.

Ele ainda nega que algum confronto tenha ocorrido. “Categoricamente nego que qualquer discussão tenha ocorrido, menos ainda que eu tenha fisicamente confrontado qualquer um dos meus jogadores. Jamais levantaria a mão para qualquer um deles”.

TEMPO DE JOGO X CONDIÇÃO FÍSICA

O primeiro sinal de que o jogador estava descontente aconteceu em fevereiro deste ano, quando Totti pediu respeito à sua história no clube, reivindicando mais minutos de jogo. Spalletti decidiu afastar o camisa 10 da concentração, antes do jogo contra o Palermo.

Reintegrado ao elenco, continuou jogando pouco tempo. Entrou em campo apenas contra a Fiorentina, e no último domingo, contra a Atalanta – quando marcou o gol de empate.

Com quase 40 anos, Totti já não tem o mesmo condicionamento físico que lhe permita corresponder durante 90 minutos ao tipo de jogo que Spalletti propõe. Por outro lado, nas duas oportunidades que encontrou em campo, faz um gol, deu asistência e acertou uma bola na trave, além de deixar o atacante Dzeko em condições marcar.

O futuro de Totti na Roma ainda é incerto. Ele quer jogar e a Roma parece não ter mais o espaço que ele deseja. Uma das histórias mais bonita do futebol caminha para um final melancólico, caso um acordo entre Luciano Spalletti e Totti não possa ser amarrado a tempo.



Mídias Sociais da AS Roma Brasil, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, blogueiro desde 2007 e radialista amador. Escreve sobre futebol italiano, automobilismo e o que aparecer, mas gosta mesmo é de contar boas histórias