Opinião: O significado da vitória no clássico para o Real Madrid

Crédito da Foto: Reprodução/ Facebook oficial

O Real Madrid venceu o Barcelona por 2 a 1 no último sábado, em pleno Camp Nou lotado, mas a vitória significou mais do que os três pontos no campeonato espanhol.

LEIA MAIS:
REAL MADRID VENCE EL CLÁSICO E ACABA COM SEQUÊNCIA DE VITÓRIAS DO BARCELONA

Números do El Clásico:

• O Real Madrid acabou com a sequência de 39 jogos invictos do Barcelona
• Zinedine Zidane foi o primeiro técnico merengue a vencer seu primeiro jogo contra o Barça desde 2007
• Cristiano marcou seu 16º gol no clássico, e passou Raul na artilharia do confronto. 10 dos gols do gajo
foram no Camp Nou
• Messi não marcou pela 5ª vez consecutiva contra os rivais da capital espanhola

Vendo os números acima é fácil ver o que este duelo representou para os dois lados, mas teve claramente um significado enorme para o Real Madrid, ao vencer este duelo o time mostrou força e um vislumbre do que ainda pode alcançar nesta temporada.

Vimos uma equipe que não víamos a muito tempo, organizada defensivamente, atenta, e precisa na maioria das vezes, os jogadores se doaram em campo e, mais uma vez traduziram dentro das quatro linhas as ideias de seu técnico que transformou o Madrid em um time equilibrado, graças a entrada de Casemiro e sua grande apresentação – 79% dos passes completos, 8 divididas ganhas, e 3 passes interceptados, segundo Whoscored.com – que permitiu as investidas ofensivas de Kroos, Modric, e principalmente de Marcelo que foi outra peça fundamental na vitória. O camisa 12 foi a válvula de escape merengue, subia ao ataque com muita liberdade e só encontrava marcação próximo a área adversaria, o que permitiu a criação da jogada do gol de empate feito por Benzema. Além destes e outros destaques individuais, a equipe merengue mostrou uniformidade e trabalho coletivo aplicado.

É bem verdade que  a vitória não tem muito efeito na tabela – o Real Madrid continua em terceiro lugar, 7 pontos atrás do líder Barcelona – mas mostrou que o time merengue pode vencer qualquer equipe, e que além de estrelas em seu elenco, agora possui uma proposta clara de jogo (algo inexistente sob o comando de Benitez).

Emocionalmente o momento é perfeito para buscar da 11ª taça da Uefa Champions League, e se há alguma dúvida sobre isso, este vídeo do vestiário após a vitória confirma que o ambiente está favorável para conquistas. Enfim o Real Madrid parece mais como Real Madrid.