Por onde anda… Jardel? Zagueiro então desconhecido foi campeão paulista pelo Santos há 10 anos

Quando o Benfica entrar em campo na próxima terça-feira, pelas quartas de final da Champions League, para encarar o favorito Bayern de Munique, muito provavelmente em sua defesa estará o brasileiro Jardel, 30 anos. O santista que assistir ao duelo provavelmente não lembrará, mas há 10 anos esse mesmo defensor era campeão paulista pelo Santos.

Leia também: Por onde anda… Julio Manzur? Zagueiro paraguaio foi ídolo do Santos em 2006
Uniformes marcantes: camisa do Santos em séries japonesas e americanas
Uniformes marcantes: em 2003, Santos lançou camisa e nunca usou
Uniformes marcantes: Santos, título Paulista e Guarujá Veículos
Qual a camisa mais bonita do Santos no século? Relembre todas
Relembre as camisas femininas do Santos desde Marta
12 uniformes dos anos 90 que seu time deveria voltar a usar

Titular em sete dois oito jogos do Benfica na Champions até aqui – só não jogou a volta das oitavas de final contra o Zenit, suspenso -, Jardel está em Portugal há sete anos e, no Benfica, há seis.

Mas, em 2006, ele foi um dos tantos jogadores com direitos federativos ligados ao Iraty-PAR que Vanderlei Luxemburgo levou para o Santos.

Sua passagem, na verdade, se resumiu a treinos no CT Rei Pelé. Ele ficou todo o ano no clube, mas era reserva de Manzur, Ronaldo Guiaro e Luiz Alberto. Sua chance quase surgiu no último jogo do Paulista – que era em pontos corridos -, contra a Portuguesa, jogo que daria o título ao Santos.

Mas Luxemburgo preferiu escalar Ávalos, que não havia jogado no Paulista devido a uma lesão muscular. Entrou só para o jogo do título, deixando Jardel esquecido.

Saiu em 2007, rodou por time como o próprio Iraty, Avaí, Ituano, Joinville e Desportivo Brasil, até ir para Portugal jogar no Estoril e no Olhanense, antes de se transferir para o Benfica.

No grande time português se firmou; já são 8 gols em 210 jogos pelo clube, segundo o site oficial do Benfica.

Reprodução/Benfica
Reprodução/Benfica


Jornalista esportivo.