Quatro anos após falência, Rangers voltam à elite do futebol escocês

Rangers estão de volta à elite do futebol escocês
Crédito da foto: Reprodução/Twitter oficial da Federação Escocesa

Um dos grandes times da Europa está de volta à elite. Os Rangers venceram nesta terça-feira (5) o Dumbarton por 1 a 0 e garantiram o título da segunda divisão escocesa e o retorno à primeira divisão.

LEIA MAIS:
CELTIC VENCE MAIS UMA E DISPARA NA LIDERANÇA DO ESCOCÊS

Fazem quatro anos desde que os Rangers decretaram falência. Com cerca de 140 milhões de libras de dívidas, o clube não conseguiu pagar os seus credores e foi comprado por um grupo de investidores que o refundou. Nascia desta maneira o The Rangers Football Club Ltd. Todavia, a sua permanência na primeira divisão escocesa dependia do voto das outras equipes, que foram contra a continuidade dos Gers. Assim, o segundo clube mais vencedor da história da Escócia foi relegado à Third Division, a quarta divisão.

Depois da saída de jogadores e de consecutivas conquistas das divisões inferiores – o que tornam os Rangers a única equipe a ter vencido todos os escalões do futebol escocês -, o regresso à elite foi mais uma questão de tempo do que de dificuldade. Os Rangers assumiram a liderança da tabela na segunda rodada e lá permaneceram desde então, com 25 vitórias, quatro empates e três derrotas em 32 rodadas disputadas, com uma vantagem de 17 pontos para o segundo colocado Falkirk.

O time comandado pelo inglês Mark Warburton, que assumiu o comando no começo da temporada, podia ter garantido o acesso à primeira divisão escocesa no sábado passado (2), caso tivesse vencido fora de casa o Raith Rovers, quarto colocado. A vitória esteve próxima, mas um gol de Harry Panayiotou (ex-Leicester) no último minuto decretou o empate por 3 a 3 e adiou a ascensão dos Rangers para esta terça-feira.

Com a vitória de hoje, a primeira divisão escocesa voltará a ter o Old Firm, como é conhecido o clássico entre Rangers e Celtic. Mas os torcedores das duas equipes não terão de esperar até a próxima temporada para o maior derby do país. Já no dia 17 de abril os dois rivais se enfrentarão no Ibrox Stadium, casa dos Rangers, pela semifinal da Copa da Escócia.

Crédito da foto: Reprodução/Twitter oficial da Federação Escocesa