Santos x Audax parece não valer nada, mas pode decidir até mando na final

Paulinho veio do Flamengo e não foi bem - Reprodução

O Santos garantiu a liderança do Grupo A da primeira fase do Campeonato Paulista no último domingo, ao bater o Capivariano por 5 a 3 – com isso, jogará em casa a partida das quartas de final contra o São Bento. Assim, parece até que a última rodada, no próximo domingo, contra o Audax, nada vale para o Santos. Mas não é bem assim.

Leia também: Nem santistas ficam sem fazer piada sobre novo amistoso contra o Barcelona
Santos tem oferta por M. Gabriel recusada por árabes
Uniformes marcantes: camisa do Santos em séries japonesas e americanas
Uniformes marcantes: em 2003, Santos lançou camisa e nunca usou
Uniformes marcantes: Santos, título Paulista e Guarujá Veículos
Qual a camisa mais bonita do Santos no século? Relembre todas

Na verdade, o jogo pode até definir o mando de campo na decisão do Paulista para o Santos, caso o time chegue lá, é claro.

É que a final do Paulista será decidida no campo do time que tiver a melhor campanha ente todas as fases somadas. Na primeira, o Santos terminará de qualquer maneira com a segunda melhor – mesmo que ganhe do Audax e o Corinthians ganhe do Novorizontino, não passa o rival pelo número de vitórias. Hoje, o Santos tem 29 pontos e 8 triunfos, contra 32 pontos e 10 vitórias o Corinthians.

Então, pontuar na próxima rodada pode significar entrar nas quartas de final com uma pontuação mais próxima ao rival, podendo ultrapassá-lo nas semis, para jogar na decisão – se o Corinthians avança nos pênaltis e o Santos vencendo, por exemplo.

Outro ponto é um possível encontro contra o próprio Audax na decisão ou nas semifinais. O time de Osasco tem 24 pontos e, vencendo, vai a 27, no que ficaria a dois do Santos. Se ambos avançam, ele pode ultrapassar a pontuação e jogar um duelo decisivo em casa, por exemplo.

Assim, a partida que parece nada valer é, na verdade, muito decisiva. O Santos pode jogar suas chances de título em um jogo que poucos parecem prestar atenção.

 



Jornalista esportivo.