Universidade Anhembi Morumbi promove o 4º Seminário de Jornalismo Esportivo

Foto: Divulgação

A Universidade Anhembi Morumbi realiza a quarta edição de seu Seminário de Jornalismo Esportivo, evento promovido pela pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Multimídias. O evento, gratuito e aberto ao público externo, acontece às terças-feiras, às 20h, na unidade Vila Olímpia (R.Casa do Ator, 294).

Nesta terça-feira (dia 19), o tema será a “Crise de imagem do futebol”, com a presença dos jornalistas Marcel Rizzo, colunista do Painel FC do jornal Folha de S.Paulo, e o blogueiro Martin Fernandez, do site Globoesporte.com. Ambos participaram da cobertura da última Copa do Mundo e dos problemas que assolaram Fifa e CBF a partir de maio do ano passado.

Na semana seguinte (dia 26/4), Bruno Doro (editor do UOL Esporte) e Marcelo Laguna (editor do jornal Lance!) falarão sobre “Olimpíada do Rio e o depois”. Ambos os jornalistas, que já cobriram mais de uma edição dos Jogos Olímpicos, irão abordar os problemas que o Rio de Janeiro ainda irá enfrentar para sediar o megaevento e o que a Olimpíada deixará para a cidade.

No dia 3 de maio, o assunto será a “Cobertura de clubes para além de treinos e jogos”, na qual Márcio Porto (setorista de São Paulo do jornal Lance!) e Maurício Oliveira (produtor de futebol da TV Globo) abordarão os desafios para os setoristas para uma cobertura eficiente dos principais times. Márcio e Maurício irão discutir as principais barreiras para o trabalho no dia a dia e como driblá-las.

Finalmente, o evento será encerrado no dia 10 de maio, com a mesa sobre “Mulheres no jornalismo esportivo”, com a participação de Alessandra Alves (comentarista da Rádio Bandeirantes) e Julyana Travaglia (editora e produtora de esporte na TV Globo). Jornalistas de gerações e experiências diversas, Alessandra e Julyana falarão sobre os desafios da inserção da mulher no jornalismo esportivo, ainda dominado amplamente por profissionais masculinos.

O evento é aberto principalmente a estudantes ou recém-formados com interesse no tema. Para se inscrever, basta mandar e-mail com nome completo e RG para: adalberto@maquinadoesporte.com.br. Vagas limitadas!



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)