Ex-jogador da seleção e do São Paulo completa 42 anos

Reprodução/ TV Globo - Em setembro de 2008, Dodô foi suspenso do futebol por dois anos após usar uma substância proibida um ano antes. O atacante voltou aos campos em 2010.

Ricardo Lucas Figueredo Monte Raso, ou simplesmente Dodô, atacante goleador e que jogou em grandes clubes do futebol brasileiro, completa 42 anos nesta segunda-feira.

LEIA MAIS:
Velloso provoca Milton Neves ao vivo: “Você está virando pé-frio”

Dodô começou a carreira no modesto Nacional, time da capital paulista, em 1994. Passou pelo Fluminense em 1995 e pelo Paraná em 1996 até chegar no São Paulo, time pelo qual despontou para o futebol brasileiro e Mundial.

O ano de 1997 foi o melhor ano na sua carreira – foram 55 gols pelo São Paulo, mas nenhum título conquistado.
Formou um excelente dupla de ataque com o colombiano Aristizábal. A boa fase no Tricolor Paulista chamou atenção do técnico da seleção, Zagallo, e disputou cinco partidas e marcou dois gols pela seleção canarinho.

Em 1998, continuou marcado seus gols pelo time paulista e conquistou seu único título pelo São Paulo – o Campeonato Paulista. Depois do péssimo Campeonato Brasileiro de 1998, o seu relacionamento com a torcida tricolor piorou e seu futebol decaiu .

Depois do São Paulo, Dodô passou sem muito destaque por Santos, Palmeiras, Goiás e futebol asiático.

Dodô voltou a boa fase no Botafogo em 2006, quando foi campeão carioca e artilheiro do torneio. Em julho de 2007, foi pego no exame antidoping, sendo absorvido na sequencia pelo STJD.

Dodô saiu do Glorioso e foi para o Fluminense para a disputa da Copa Libertadores, onde perdeu o título para LDU. A sua passagem no Tricolor durou somente até agosto de 2008.

Mesmo absorvido pelo STJD, Dodô foi condenado pela Corte Arbitral do Esporte e foi afastado do futebol até julho de 2009. Ele voltou ao futebol no Vasco em 2010 e ficou só até junho, se transferindo na sequencia para a Portuguesa. Depois de sair da Lusa, rodou por outros clubes menores até encerrar sua carreira no Barra da Tijuca.