Mercado da bola 2016: 25 jogadores que estão na Europa e poderiam atuar no Brasileirão

Os Estaduais ainda nem terminaram, mas os clubes brasileiros já se movimentam para garantir boas contratações para o Campeonato Brasileiro. Por isso, o Torcedores.com listou alguns jogadores que estão na Europa e poderiam ser bons reforços nesse período de mercado da bola.

LEIA MAIS:
Muricy reitera necessidade do Flamengo contratar zagueiro, mas admite: ‘está difícil’
Capitão no Independiente, Mancuello vai se tornando um líder no Flamengo
Mercado da bola: Rodrigo Caetano fala da possibilidade do Flamengo vender Adryan para o Nantes
Mercado da bola: Guerrero recebe novo conselho para trocar Flamengo pelo Boca Juniors
Flamengo sonda Cruzeiro sobre situação de Riascos, emprestado ao Vasco
Mercado da bola 2016: Flamengo tem a concorrência do Boca Jr por Polenta
Mercado da bola 2016: Empresário não garante permanência de Sheik no Flamengo
Diretor do Flamengo comenta de interesse do São Paulo em Paulo Victor
Agente fala sobre propostas por Jorge Felipe na mira de Flamengo e Palmeiras
Mercado da bola: Dirigente do Coritiba confirma interesse do Flamengo em Juninho 
Rodrigo Caetano fala sobre interesse do Palmeiras em Everton do Flamengo
Mancuello revela que teve propostas da Europa e explica a opção pelo Flamengo
Presidente do Flu vê Flamengo como parceiro pela gestão do Maracanã
Mercado da bola: Ponte Preta deve acertar com Camacho ex-Flamengo

 

Veja a lista de jogadores no mercado europeu, por ordem de posição:

GOLEIROS:

RAFAEL: O ex-goleiro do Santos ainda não se firmou como titular no Napoli. Quando foi para a Europa, a expectativa era de que Rafael se firmasse como principal goleiro de uma equipe e também fosse presença constante na seleção. Talvez um retorno ao Brasil faça bem ao jogador.

 

Crédito da foto: Reprodução/ Instagram
Crédito da foto: Reprodução/ Instagram

 

HELTON: Ídolo no Porto, o ex-goleiro do Vasco está no fim da carreira e perdeu espaço com a chegada de Casillas. Helton poderia optar por disputar mais um Brasileirão antes de se aposentar.

GOMES: Também no final de carreira, Gomes vive grande temporada no futebol inglês. O goleiro poderia ser uma boa opção para alguns times que querem e precisam de goleiro para essa temporada.

 

LATERAIS:

MAICON – Aos 34 anos, o ex-lateral-direito da seleção brasileira começou tendo oportunidades na Roma (ITA), mas tem ficado mais tempo como opção no banco de reservas. Com experiência de mais de 12 anos na Europa e tendo conquistado títulos importantes, como a Champions, Maicon pode ser uma boa opção para alguns times brasileiros, principalmente por ficar sem vínculo contratual no meio da temporada.

 

Getty Images
Getty Images

 

FÁBIO – O lateral e seu irmão, Rafael (também lateral), deixaram o Fluminense ainda como promessas da base para atuar na Inglaterra, pelo Manchester United. Sem oportunidades no gigante inglês, Fábio se transferiu para o modesto Cardiff. Com apenas 25 anos e experiência na Europa, o jogador pode ser uma boa aposta para os clubes brasileiros.

 

ZAGUEIROS:

CLEBER: O zagueiro deixou o Corinthians em dezembro de 2014 para atuar no Hamburgo da Alemanha. O jogador de 24 anos ainda tem mercado na Europa, mas não é descartado um retorno ao Brasil, pela dificuldade de adaptação que o zagueiro teve. O Flamengo tentou negociar o retorno de Cleber no início da temporada.

 

Crédito de imagem: Getty Images
Crédito de imagem: Getty Images

 

ALEX – O zagueiro, revelado pelo Santos e com importantes passagens por PSV Eindhoven, Chelsea e Paris Saint-Germain, está atuando no Milan (ITA) e frequentemente é ligado a especulações envolvendo clubes brasileiros. Aos 33 anos, Alex pode trazer experiência para zaga de algum time brasileiro.

 

Getty Images
Getty Images

 

DANILO: O zagueiro é titular da Udinese e uma volta ao Brasil não seria fácil. Com 31 anos, o zagueiro poderia ser um bom investimento para reforçar bem o setor defensivo de uma equipe brasileira.

 

Crédito de imagem: Getty Images
Crédito de imagem: Getty Images

 

LEANDRO CASTÁN: Depois de ter alguns problemas com lesões e físicos, o zagueiro se recuperou, mas não tem o mesmo prestígio de algumas temporadas atrás. Castán poderia ser um bom reforço para vários times no Brasileirão.

SIDNEI – Jogador do Benfica desde 2008, o zagueiro foi emprestado ao Deportivo La Coruña (ESP) e tem seu contrato encerrado com os dois clubes em julho. Em boa fase na atual temporada e com apenas 26 anos, Sindei, que é ex-jogador do Internacional de Porto Alegre, seria uma boa opção para os clubes brasileiros, que devem ter a concorrência de alguns clubes da Europa.

MARTÍN CÁCERES: O uruguaio, de 28 anos, atua na Juventus (ITA) e tem em seu ponto forte a versatilidade, atuando muitas vezes de lateral direito. Mesmo tendo poucas oportunidades na atual temporada, o zagueiro ainda deve despertar interesse de clubes europeus, mas uma boa proposta poderia trazer Cáceres para o futebol brasileiro, onde, certamente, seria apontado como solução para defesa dos clubes.

 

VOLANTES E MEIAS:

RÔMULO: Jogador do Spartak Moscow, Rômulo apareceu como destaque no Vasco e teve passagens pela seleção brasileira. Sua contratação não seria fácil, mas o volante certamente reforçaria um time no Brasileirão com muita qualidade.

 

Rômulo no Spartak Moscou - Foto: Getty Images
Rômulo no Spartak Moscou – Foto: Getty Images

 

SANDRO: O ex-volante do Internacional e também da seleção brasileira, teve problemas de lesão. Um retorno ao Brasil poderia ser bom para o jogador e para o time que o contratar.

THIAGO MOTTA: Volante do poderoso PSG, Thiago seria uma boa contratação se convencido a retornar ao seu país para viver os últimos anos de sua carreira.

MARLOS: O meia se transferiu do São Paulo para ser um dos destaques do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Rápido e com qualidade, Marlos seria um reforço de qualidade para o Brasileirão, mas uma negociação não seria tão simples.

BERNARD: Desde que saiu do Atlético-MG o meia-atacante não apresentou mais o futebol que o levou para seleção brasileira. Um retorno ao país poderia fazer bem para Bernard, que sem dúvidas seria um ótimo reforço para disputa do Campeonato Brasileiro.

 

bernard_shakhtar2_site_95

 

DIEGO: O meio campista do Fenerbahçe da Turquia sempre é especulado nas janelas no Brasil. Diego continua sendo uma ótima opção para vários times que sonham em disputar título e G4 no Brasileirão.

 

Divulgação
Divulgação

 

JUSSIÊ: Depois de vários anos atuando na França, com a camisa do Bordeaux, o meia encerra seu vínculo e poderia ser uma boa opção para criação do meio de campo de algum time brasileiro. Aos 32 anos, Jussiê foi campeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2003.

 

ATACANTES:

ALEXANDRE PATO: O atacante quer continuar na Inglaterra, mas ainda é incerto se o novo técnico do Chelsea terá interesse em mantê-lo. O Corinthians já deixou claro que quer se livrar do jogador. Pato seria um bom reforço para o Brasileirão.

 

Crédito da Foto: Reprodução/Twitter Oficial da Premier League
Crédito da Foto: Reprodução/Twitter Oficial da Premier League

 

LEANDRO DAMIÃO: Após se desvincular do Santos na Justiça, Damião assinou contrato com o Real Betis (ESP) até o fim desta temporada; O atacante, de 26 anos, tem amargurado a reserva no time espanhol e pode retornar ao Brasil para tentar recuperar a forma que o levou para seleção.

WELLINGTON NEM: O atacante foi especulado no Fluminense no início da temporada, mas a negociação não avançou. Nem poderia ser um bom reforço para várias equipes nesse Brasileirão.

 

wellington nem getty images

 

WILLIAN JOSÉ: O atacante, que não viveu boa fase em algumas passagens por clubes brasileiros, acabou indo para o Real Madrid, mas foi nesta temporada, atuando pelo Las Palmas (ESP), que o atacante se destacou, inclusive marcando gols nos gigantes Barcelona e Real. Aos 24 anos, Willian José seria uma boa aposta para os times brasileiros, mas deve ter concorrência de algumas equipes da Europa, exatamente pelo bom momento vivido.

DENTINHO: O nome do atacante é especulado diversas vezes em clubes brasileiros. Na atual temporada, Dentinho vem ganhando mais oportunidades no Shakhtar Donetsk. Com apenas 27 anos, o jogador pode ser uma boa solução para clubes brasileiros que buscam um atacante de velocidade.

 

Dentinho

 

CLAUDIO PIZARRO – Companheiro de Paolo Guerrero no ataque da seleção peruana, o veterano atacante é ídolo na Alemanha. Na atual temporada não tem sido titular em todas as partidas do Werder Bremen, mas conseguiu ter algumas atuações de destaque. Aos 37 anos, poderia escolher o Brasil para encerrar sua carreira. Mesmo com a idade avançada, Pizarro poderia ser uma boa aposta para solucionar o problema de gols de alguns clubes brasileiros.

MAURICIO PINILLA – O chileno já teve passagem pelo futebol brasileiro, atuando pelo Vasco, onde não foi bem. Após se transferir para Itália, o atacante recuperou o prestígio, onde fez boas temporadas, retornando, inclusive, para seleção do seu país. Aos 32 anos, Pinilla deve ter proposta de renovação do seu atual clube, Atalanta (ITA), mas uma boa proposta pode fazer o jogador retornar e ter uma boa passagem também pelo Brasil.

 

Confira ainda:

18 jogadores que ficam sem contrato no 2º semestre e podem ser bons reforços

14 opções de zagueiros para seu time se reforçar em 2016.
11 opções de volantes para seu time se reforçar em 2016.

Foto: Divulgação

Curtiu essa matéria? Siga o autor no Twitter: @allanmadi