O ano em que o Blackburn fez de Leicester e foi campeão inglês

Assim como o Leicester, o Blackburn Rovers surpreendeu e foi campeão em 1994/1995
Crédito da foto: Reprodução/site oficial da Premier League

O Leicester garantiu nesta segunda-feira (2) o título inédito da Premier League, uma temporada após fugir por pouco do rebaixamento. Há 21 anos, o Blackburn Rovers também surpreendeu a Inglaterra e se sagrou campeão na temporada 1994/1995. O Torcedores.com faz uma comparação entre as duas últimas sensações da Premier League.


LEIA MAIS:
JORNALISTAS ELEGEM JAMIE VARDY COMO JOGADOR DO ANO DA PREMIER LEAGUE

É CAMPEÃO! TOTTENHAM EMPATA E LEICESTER CONQUISTA SUA PRIMEIRA PREMIER LEAGUE

CHELSEA 2 X 2 TOTTENHAM: ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA
Semelhanças
Foi adquirido poucos anos antes de ser campeão
Após não ter conseguido o acesso à primeira divisão na temporada 1989/1990, o Blackburn foi adquirido pelo torcedor e magnata do aço Jack Walker. Já o Leicester foi comprado em 2010, quando ainda estava no Championship, pelo grupo tailandês King Power, liderado por Vichai Srivaddhanaprabha.

Técnico novo, vida nova
Uma das primeiras medidas tomadas por Jack Walker foi contratar o técnico Kenny Dalglish em 1991. Dalglish havia sido campeão inglês com o Liverpool nas temporadas 1985/86, 1987/88 e 1989/90. No Leicester, a mudança de técnico veio após o final da temporada 2014/2015. Nigel Pearson, que foi campeão do Championship com os Foxes, garantiu o acesso à Premier League e salvou o time do rebaixamento, foi substituído por Claudio Ranieri. Apesar de ter treinado clubes como Chelsea e Juventus, o italiano nunca havia sido campeão nacional.

Vinda da segunda divisão
Depois de 26 anos longe da elite do futebol inglês, o Blackburn subiu à Premier League em 1991/1992. O Leicester não passou tanto tempo nas divisões inferiores. A sua última participação na Premier League aconteceu em 2004, dez anos antes do seu retorno.

O “time do povo”
Assim como aconteceu com o Leicester, o Blackburn também foi considerado o “time do povo”, muito pelo fato de sua campanha ter quebrado a hegemonia do Manchester United, que era o bicampeão. No caso o Leicester, o feito gerou uma comoção generalizada devido à temporada anterior, em que o clube evitou o rebaixamento por pouco.

Diferenças
Contratações milionárias

Com a chegada de Jack Walker, o Blackburn investiu bastante para montar o time que viria a ser campeão. De uma só vez, bateram dois recordes de transferências contratando uma nova dupla de ataque no verão de 1992. O primeiro foi o atacante Alan Shearer, contratado ao Southampton por 3,4 milhões de libras, e o segundo foi Chris Sutton, que veio do Norwich por 5 milhões de libras e se tornou o jogador mais caro da história até então.

Por outro lado, o Leicester gastou aproximadamente 24 milhões de libras para montar o seu elenco, ficando à frente somente de Watford (17 milhões de libras) e Bournemouth (11 milhões de libras). A título de comparação, o Manchester City foi o que mais gastou nesta temporada, cerca de 225 milhões de libras. Jamie Vardy e Riyad Mazrez, dois dos principais jogadores da campanha dos Foxes, custaram 1 milhão de libras e 400 mil libras, respectivamente.

Uma surpresa não tão grande
Ao contrário do Leicester, o Blackburn já havia chegado perto do título nas duas temporadas anteriores à conquista. Em 1992/1993 terminou na quarta colocação e em 1993/1994 ficou com o vice-campeonato.

O caso do Leicester é bem diferente. Na temporada 2014/2015, a equipe era lanterna da Premier League com 19 pontos em 29 rodadas. Os Foxes iniciaram então uma arrancada que só terminou com a goleada por 5 a 1 contra o Queens Park Rangers. Foram 22 pontos em 27 possíveis naquela que, matematicamente, foi a maior fuga do rebaixamento da história da Premier League, já que nenhuma equipe havia escapado da queda com menos de 20 pontos após 29 rodadas.

Título inédito
O título da temporada 1994/1995 não foi o primeiro do Blackburn, embora tenha encerrado um jejum de 81 anos. Os Rovers venceram a primeira divisão inglesa em 1911/1912 e depois em 1913/1914. Por sua vez, o Leicester conquistou o seu primeiro título inglês em 132 anos de existência. A única vez em que os Foxes estiveram perto de serem campeões foi na temporada 1928/1929. Depois disso, nunca foram além do oitavo lugar.

Crédito da foto: Reprodução/site oficial da Premier League