Seminário de artes marciais com José Aldo e Goiti Yamauchi em Curitiba

Fotos: Felipe Moreira / OsS Produções

Curitiba que respirou MMA na última semana ao sediar a edição história do UFC 198, também foi palco de um seminário de artes marciais ministrado por dois lutadores dos mais respeitados na categoria peso-pena atualmente: Goiti Yamauchi, nipo-brasileiro do Bellator que figura entre os top 10 da categoria em todo o mundo e ainda José Aldo ex-campeão dos penas do UFC, com 7 defesas de cinturão seguidas bem sucedidas ao longo de 4 anos e ainda ex campeão invicto do extinto WEC.

LEIA MAIS

Cris Cyborg cumpre sua promessa e faz grande estréia lutando em casa

Clube da luta! Confira as inimizades que vão além do octógono

Novo campeão do UFC concilia lutas com carreira de bombeiro

O seminário aconteceu na noite da última sexta-feira (13), no ginásio da SEFID (Seção de Educação Física e Desportos) situado no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná. Estavam presentes cerca de 200 participantes entre atletas profissionais e amadores, e a oportunidade de aprendizado e observação foi única, diversas técnicas de jiu-jitsu e muay thai foram repassadas pelos lutadores que ministraram.

Goiti Yamauchi de 23 anos, tem um respeitável cartel de 19 vitórias em 21 lutas, sendo 15 delas por finalização, dono de um afiadíssimo jiu-jitsu, costuma ser fatal quando encaixa o mata-leão, golpe que é seu ponto forte. Sua ministração da arte suave, foi junto do faixa preta Diogo Oliveira, que integra sua equipe, ao rolarem no tatame demonstraram a aplicação de vários golpes como chave de calcanhar, kimura, katagatame, omoplata, e o mata-leão, especialidade da casa, além de diversas outras transições no solo.

Na parte da trocação, Goiti teve o auxílio de seu head coach Ossamu Yamauchi e Max Koubik que trabalham o seu jogo de Muay Thai, foram feitas demonstrações de diversos golpes sempre de modo bastante didático. A receptividade dos participantes foi excelente e houve bastante interação com perguntas e repostas.

Na segunda parte do seminário foi a vez de José Aldo repassar sua larga experiência e técnica. O lutador do UFC foi bastante atencioso e enfatizou ensinamentos e demonstrações de Muay Thai acompanhado pelo lutador Emerson Falcão que lhe auxiliava.

Aldo acompanhou a execução dos movimentos e aplicação de golpes por parte dos instruendos e corrigia de perto o que devia ser aprimorado. Esse contato direto com o lutador, para os participantes que em sua maioria também são seus fãs, foi de um valor imensurável todos aproveitaram com brilho nos olhos a oportunidade única de treinar com “o cara”.

Na sequência, José Aldo sempre solicito e muito a vontade na interação com o público, fez um bate papo bastante descontraído com os participantes, e respondeu a várias perguntas que lhe foram feitas.

Ao término os lutadores posaram para uma sessão de fotos e autógrafos finalizando o seminário.



Sou um praticante apaixonado por esportes desde sempre. Gosto de escrever sobre futebol, esportes radicais e principalmente MMA.