Aniversariante do dia, voltou ao Flamengo a pedido do filho e foi campeão Brasileiro; relembre Júnior

Foto: Reprodução

Leovegildo Lins da Gama Júnior, ou apenas o Maestro, faz 62 anos neste 29 de junho. Até hoje amado pela torcida brasileira e principalmente a flamenguista pelos títulos e por ser o jogador que mais atuou pelo clube, Júnior, deu um título de Brasileirão ao Flamengo aos 35 anos, mudou de posição ao longo da carreira e ainda se transformou em um dos maiores jogadores de futebol de areia de todos os tempos.

LEIA MAIS:
EX-CORINTHIANS E RESERVA DE BUFFON, RUBINHO DIZ: ‘NÃO ME VEJO JOGANDO NO BRASIL’
LUZ ACABA EM CARIACICA E PARALISA FLAMENGO X INTERNACIONAL PELO BRASILEIRÃO
FLAMENGO X INTERNACIONAL: ASSISTA AOS GOLS DA PARTIDA

Paraibano de João Pessoa (PA), Júnior deixou sua cidade e foi para o Rio de Janeiro tentar a sorte. Foi na cidade maravilhosa que nos anos 70 e 80 se transformou em um dos melhores laterais esquerdos da história do Flamengo com 44 gols em 631 jogos. O Maestro, já defendendo também a seleção brasileira, deixou o Mengão em 1984 para se aventurar na Itália. Até os dias de hoje é lembrado na Torino, onde fez grande sucesso.

Em 1989, Júnior voltou ao rubro-negro para agradar ao filho que nunca o tinha visto jogar com a camisa do Flamengo. Ambidestro e ainda com um vigor físico impressionante, o Maestro virou meio-campista e conduziu o Mengão aos títulos de Campeonato Carioca, Copa do Brasil e o inesquecível Brasileirão de 92. Foi neste período que se transformou o jogador com mais número de jogos pelo clube carioca. Ao todo foram 865.

Pela seleção brasileira, Júnior fez parte do inesquecível elenco de 1982, dito por muitos como a melhor equipe de todos os tempos que o Brasil já teve, apesar de não ter conquistado a Copa do Mundo daquele ano.

Júnior se aposentou dos gramados e depois se transformou em jogador de futebol de areia. Conduziu a seleção brasileira a cinco títulos de campeão mundial. Foi uma espécie de embaixador do esporte que até então não era muito profissionalizado no mundo. É considerado por muitos o melhor jogador de futebol de areia de todos os tempos.

Relembre alguns momentos:

Principais títulos pelo Flamengo:

6 Cariocas
4 Brasileiros
1 Copa do Brasil
1 Libertadores
1 Mundial

O Maestro ainda se aventurou como músico, trabalhou como treinador de futebol e atualmente é comentarista.