Hendo? Diaz? Luke? Spider? No! It’s time Jacaré x Bisping

Foto: OsS Produções

Michael Bisping é o atual campeão da categoria dos médios do UFC (até 84 Kg), e como de costume não faltam “candidatos” se oferecendo para enfrentar o Conde na disputa do tão cobiçado cinturão.

LEIA MAIS

ANDERSON SILVA PEDE NO INSTAGRAM REVANCHE CONTRA BISPING

HENDERSON REAFIRMA APOSENTADORIA E PROVOCA MICHAEL BISPING

Dan Henderson, Nick Diaz, Luke Rockhold (o ex-campeão que perdeu para Bisping) e por último Anderson Silva, todos já se manifestaram demonstrando interesse na luta e cada um tenta justificar o title shot.

Analisemos então o momento atual de cada um dos possíveis desafiantes ao cinturão dos médios no UFC:

Anderson Silva usou sua conta no instagram para fazer a seguinte postagem: “Bom, eu poderia dar milhões de motivos para justificar minha luta com Bisping…Porém de nada irá adiantar, pois percebo uma clara e infeliz insegurança dele aceitar lutar comigo…É uma pena tal sentimento (ele acabou de conquistar o cinturão com os devidos méritos e honra)…! Com o intuito de reduzir tal insegurança e “receio”, desde já me coloco a disposição para lutar na casa dele, em Manchester”. Concordo com Spider que uma revanche contra o atual campeão faz sentido, tendo em vista que a vitória de Bisping na luta que fizeram pode ser contestada (dependendo do ponto de vista, para mim Bisping ganhou por pontos e com méritos). Todavia, é muito oportunismo do ex-campeão querer essa revanche justamente agora que o adversário acaba de ganhar o cinturão, e principalmente levando em consideração o momento na carreira de Anderson que vem de 3 derrotas seguidas (a última para Bisping) e uma luta sem resultado onde foi flagrado usando substância proibida. Convenhamos, o brasileiro que enfrente ao menos um top 5 da categoria, e atue de modo convincente como o Spider que fez história e pelo qual os amantes do MMA anseiam em torcer novamente, para daí sim desafiar Bisping.

Nick Diaz? Parece piada o title shot ser definido apenas por interesses em vendas de paper view e popularidade. O atual campeão Michael Bisping se encontra com Diaz para beber em Nova Yorque, e lá pelas tantas, depois de “alguns goles” e chega a conclusão que devem lutar pelo cinturão do UFC? Diaz ainda exige que a luta seja no peso casado de 80kg? Esses caras tem um censo de humor considerável…Fala sério!

Luke Rockhold? Tá aí um sujeito que não tem moral nenhuma de pedir a revanche. Luke que perdeu o cinturão para Bisping no último dia 4, já furou a fila dos credenciados a disputa quando enfrentou Chris Weidman em dezembro de 2015, na oportunidade Jacaré também estava melhor rankeado e era candidato a disputa. Luke ganhou o cinturão de Weidman, que também já se manifestou provocando Bisping e querendo a luta. Que ambos criem vergonha na cara, e se enfrentem para que o vencedor se aproxime da disputa do cinturão, opinião que inclusive está de acordo com o que pensa o atual campeão.

Falando de Dan Henderson, é fato que o veterano lutador norte-americano, sujeito muito respeitado no mundo do MMA, construiu uma carreira vitoriosa e tem um card que dispensa comentários. Hoje, aos 45 anos de idade tem se apresentado no octagon como poucos trintões conseguem sequer chegar perto no que se refere a performance, ter o gás em dia, bater o peso, resistência, entre outros atributos que o “vovô” tem demonstrado. Entretanto, para se falar em Hendo ser um possível desafiante do cinturão dos médios, algumas ressalvas precisam ser feitas:

Hendo, que vem de vitória sobre o 13º do ranking e que fora liberado para lutar após um período de suspensão, já teve seu title shot na companhia encarando Anderson Silva, o soberano campeão dos médios naquela época, a luta aconteceu no UFC 82 em março de 2008 e o americano perdeu por submission para Spider. Dan Henderson, que pede essa disputa como seu último combate na carreira, merece sim uma grande luta de despedida por tudo que fez no MMA, porém ele furar a fila para disputar o cinturão preterindo Jacaré será uma das maiores marmeladas da história de lutas casadas pelo UFC.

Após o UFC 198 que foi um marco de toda a magnitude que a companhia tem alcançado não só no Brasil mas em toda a América do Sul, o mega evento realizado em maio na cidade de Curitiba foi a 3ª maior bilheteria da historia do UFC, falamos de um evento que trouxe o duelo entre dois dos maiores pesos médios da atualidade, Ronaldo Jacaré x Vitor Belfort, e o que vimos neste combate foi um Jacaré com atuação impecável e arrasadora liquidando Belfort com extrema frieza e superioridade. Vitor que inclusive a não muito tempo atrás submeteu Hendo a sua primeira derrota por nocaute, declarou que essa fora sua pior luta na carreira de quase de 20 anos no MMA.

É inaceitável conceber que o UFC cogite novamente negar a Jacaré a disputa desse cinturão. Espero que em respeito aos brasileiros e principalmente ao atleta Ronaldo Jacaré, Joe Silva e Dana White não tirem novamente de nosso guerreiro a oportunidade imediata de disputar o cinturão da categoria.

Ronaldo Jacaré merece respeito pela carreira irrepreensível, pela postura respeitosa como atleta, e por tudo que tem demonstrado no octagon lhe credenciando a essa disputa pelo cinturão dos médios no UFC. Jacaré não está machucado conforme foi veiculado pela mídia nos últimos dias e inclusive Dana comentou a respeito.

O brasileiro coleciona 23 vitórias em 27 lutas na carreira, e vem de uma sequência implacável de 9 vitórias seguidas sendo que seu ultimo revés foi em 2011, quando por pontos perdeu o cinturão do Strikeforce para Luke Rockhold. Se faz necessário lembrar que nesta derrota, um dos juízes autores da contagem dos pontos nunca havia exercido tal função e marcou a vitória para Luke. Em luta de Jacaré contra Yoel Romero realizada em dezembro de 2015, a decisão foi dividida para Romero que dias depois foi pego no antidoping, essa “derrota” não deve ser considerada para critérios de meritocracia na disputa do cinturão.

Ontem, 27 de junho em seu instagram Ronaldo Jacaré intimou Michael Bisping para que fizessem acontecer a luta entre ambos, confira na íntegra a postagem:

Bisping, me explica essa palhaçada de todos te desafiarem, se até você sabe que quem merece o title shot sou eu. Eu luto com você na Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, até na lua….Vamos fazer isso acontecer!

#BispingxJacare



Sou um praticante apaixonado por esportes desde sempre. Gosto de escrever sobre futebol, esportes radicais e principalmente MMA.