Palmeiras na seleção é sinônimo de sucesso. Vem ouro olímpico por aí?

César Greco/Ag. Palmeiras

O técnico Ricardo Micale convocou, nesta quarta-feira, os 18 jogadores que vão defender a seleção brasileira nos Jogos Olímpicos Rio-2016. O Palmeiras teve dois atletas chamados para a missão de conquistar o ouro inédito no evento – o goleiro Fernando Prass, um dos três acima de 23 anos, e o atacante Gabriel Jesus. Historicamente chamar jogadores alviverdes é bom negócio quando o assunto é grandes façanhas.

LEIA TAMBÉM:
Cuca pode ter desfalques no Palmeiras para o jogo contra o Figueirense; entenda
Mercado da bola: Veja detalhes da proposta mexicana por Cristaldo, do Palmeiras
Final feliz! Cuca e Barrios selam paz e atacante permanece no Palmeiras
Nova rusga? Presidente do Santos cutuca Palmeiras por fazer ‘caixa’ com Gabriel Jesus

Nos cinco títulos mundiais, o Brasil tinha representantes do Palmeiras em sua delegação. Em 1958, o técnico Vicente Feola levou o atacante Mazzola para a Copa da Suécia. Quatro anos depois, no Chile, Aymoré Moreira convocou três palestrinos – o lateral Djalma Santos, o meia Zequinha e o atacante Vavá.

No Mundial do México, em 1970, Zagallo chamou Leão para o gol e o zagueiro Baldocchi, embora ambos não tenham sido titulares absolutos no tri. Em 1994, Carlos Alberto Parreira também tinha seus “talismãs palestrinos” na delegação canarinho – o volante Mazinho e o meia Zinho.

Finalmente, o penta no Japão e na Coreia tinha ‘São Marcos’ como titular de Luiz Felipe Scolari. Em 2002, o arqueiro fechou o gol e levou a seleção ao quinto título mundial, bancado por Felipão.

Agora, com Prass e Gabriel Jesus no grupo dos 18 finalistas, será que finalmente chegou a hora de o Brasil ficar com o ouro olímpico?

Evento Ano Jogadores do Palmeiras convocados para a seleção Resultado
Copa do Mundo 1958 Mazzola (atacante) Título
Copa do Mundo 1962 Djalma Santos (lateral), Zequinha (meia) e Vavá (atacante) Título
Copa do Mundo 1970 Leão (goleiro) e Baldocchi (zagueiro) Título
Copa do Mundo 1994 Mazinho (volante) e Zinho (meia) Título
Copa do Mundo 2002 Marcos (goleiro) Título
Olimpíadas 2016 Fernando Prass (goleiro) e Gabriel Jesus (atacante) ?



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.