Rio 2016: Chegou a hora

Rio 2016 começa essa semana Fonte: (fadebate.com.br)

Começa sexta feira, dia 5, um dos eventos esportivos mais grandiosos do mundo. As Olimpíadas acontecerão pela primeira vez na América Latina e o Rio de Janeiro foi a sede escolhida para um momento histórico. Antes da abertura oficial já começam as competições do futebol mas a grande expectativa é pela cerimonia que será realizada em um lugar emblemático, no estádio do Maracanã, e só o Rio poderia oferecer esse palco para a  abertura de umas das maiores competições do mundo.

LEIA MAIS:

Rio 2016: Voluntários assistirão ao ensaio da cerimônia de abertura.

Time olímpico de refugiados visita o Corcovado e se encanta: ‘deslumbrante’

 

Desde que foi anunciado como cidade sede das Olimpíadas de 2016 o Rio de Janeiro foi bombardeado com duvidas e críticas sobre sua capacidade de realizar um evento dessa grandeza. Faltando menos de uma semana para as competições começarem as duvidas e reclamações continuam. Fazendo uma pequena comparação com a ultima sede os mesmos problemas são apresentados. Segurança, mobilidade, vila olímpica e filas no aeroporto, talvez a unica diferença seja em relação as greves, ocorridas antes e durante as olimpíadas de Londres e aos complexos esportivos que no Rio foram entregues bem fora do prazo, não tendo tempo hábil para realizar os testes necessários.

As pessoas tendem a criticar com mais intensidade uma cidade que está localizada em um país que não é desenvolvido, foi assim nas Copas de 2010 e 2014, até torcer contra, comentários maldosos e preconceituosos. Não se sabe separa as Olimpíadas e os governantes. No Rio obras importantíssimas de mobilidade urbana saíram do papel, infelizmente precisou-se das Olimpíadas, e na verdade o Rio precisa dessas Olimpíadas para poder ter a pretensão de ser o Rio que todo mundo quer e espera.

Tentar apagar a tocha é falta de respeito com as pessoas que só querem ter a oportunidade de participar de um evento dessa gradeza em seu país e cidade, assim como criticar quem escolheu trabalhar pelas Olimpíadas ou ir nos jogos. Falta sensibilidade para as pessoas de abrir a visão, os olhos do mundo estão no Rio e cabe as pessoas escolherem se vão querer ajudar a dar uma boa impressão ou ajudar a levar uma má impressão, muitas já escolheram a segunda opção e assim nosso complexo de vira lata continuará intacto. De uma forma ou de outra o nome do Brasil vai ser levado lá pra fora, que as Olimpíadas sejam um sucesso, capacidade temos de sobra, ta ai a Copa que ninguém acreditava pra provar, vai ser um mês especial pro Rio de Janeiro.