Conheça qual estado é o melhor da Série A no Brasileirão

Mercado da Bola
Crédito de imagem: Divulgação/CBF

Após 14 rodadas do Brasileirão chegamos a conclusão que esse início esta sendo um dos mais disputados dos últimos anos, com muitos times com chances de disputar o título, ou mesmo um G4, vaga na Copa Sul-Americana talvez e a tentativa de fugir do rebaixamento. Porém se analisarmos os estados participantes, chegamos a conclusão que o estado de São Paulo esta muito bem representado, veja levantamento feito pelo Torcedores.com:

LEIA MAIS:
Quem é mais disputado? Série A ou B do Brasileirão; confira
6 Lições que o Palmeiras tirou do clássico contra o Santos
BOLA DE OURO 2016: CR7 já é melhor do mundo ou Messi o alcança a tempo?

Os estados com representantes na Série A do Brasileirão 2016 são: São Paulo (cinco times), Rio de Janeiro (três times), Minas Gerais (três times), Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina (2 times) e o Vitória (1 time).

O estado com maior número de representantes é São Paulo, que tem Palmeiras, Corinthians, São Paulo , Santos e Ponte Preta na Série A. O Rio conta com Botafogo, Flamengo e Fluminense. Minas tem como representantes o Atlético-MG, América-MG e o Cruzeiro, enquanto a dupla Grêmio e Internacional representam o Rio Grande do Sul. Paraná conta com Atlético-PR e Coritiba, Santa Catarina tem Figueirense e Chapecoense. Pelo Nordeste do país são Sport e Santa Cruz por Pernambuco e o Vitória como representante baiano.

A escolha foi feita a partir dos dados obtidos das pontuações, jogos, vitórias, gols marcados e sofridos após o fim da 14ª rodada. E para ser justo com os estados com menos representantes, será realizado uma média a partir dos jogos realizados.

Somados todos os jogos, o estado de São Paulo tem computados 70 (5×14) partidas, onde foram 38 vitórias, 110 gols marcados, 70 gols sofridos, somando 124 pontos no total, já pelo Rio de Janeiro foram 42 (3×14) jogos, 15 vitórias, 44 gols marcados, 51 gols sofridos, totalizando 57 pontos para os cariocas. Minas com 42 (3×14) jogos tem 11 vitórias, 49 gols pró, 69 gols contra somando 43 pontos. No Paraná em 28 (2×14) jogos foram 10 vitórias, 31 gols marcados, 32 gols sofridos e 38 pontos conquistados, também com duas equipes o Rio Grande do Sul soma 28 partidas, 14 vitórias, 38 gols pró, 28 gols contra e 47 pontos somados.

Santa Catarina também com duas equipes tem 28 jogos, 7 vitórias, 32 gols marcados, 42 gols sofridos e soma 33 pontos. Os times pernambucanos também somam 28 partidas, as mesmas 7 vitórias, mas com 35 gols pró, 44 gols contra e 16 pontos. O Vitória é o único representante baiano na Série A e em suas 14 partidas tem 4 vitórias, 17 gols pró, 20 gols contra e 18 pontos.

Agora vamos a classificação

Classificação Brasileirão por estado
Reprodução

O que mais impressiona é ver o Rio de Janeiro, mesmo com três times considerados grandes no futebol nacional, fica atrás do Paraná, que só possuem dois clubes na Série A. O Vitória que sozinho, fica a frente de Minas Gerais que tem três representantes, onde dois, Cruzeiro e Atlético-MG são considerados grandes clubes do Brasil.

Os clubes paulistas e gaúchos fazem bonito, ocupando sete posições entre os nove primeiros na tabela do Brasileirão e mostram a supremacia desses estados em relação aos outros. Será que até o fim do campeonato teremos esse domínio?

ERA O QUE ESPERAVA? ME DIGA NOS COMENTÁRIOS OU PELO TWITTER!

Siga o autor no Twitter: @RRMagalhaes
CLIQUE PARA MAIS MATÉRIAS DE RENATO MAGALHÃES



Analista de Tecnologia da Informação e fascinado por futebol de qualidade, amo meu Palmeiras, e torço pela evolução do futebol brasileiro.