Brasileirão: Cuca esboça Palmeiras da Copa do Brasil para clássico contra Santos

cuca
Foto: César Greco/Ag. Palmeiras

Em quatro meses de trabalho, muitos devem se perguntar: por que Cuca conseguiu dar um jeito no Palmeiras, algo que Marcelo Oliveira parece nunca ter resolvido? Uma das explicações se evidencia pela capacidade de o novo técnico do Verdão em surpreender com diferentes estratégias de acordo com os adversários. Muito bem, pensando no clássico contra o Santos, da próxima terça-feira, o comandante alviverde esboçou seu esquadrão baseando-se na tática que funcionou na final da Copa do Brasil do ano passado.

LEIA TAMBÉM:
Entenda por que Gabriel Jesus vai ganhar mais dinheiro quando sair do Palmeiras
Você sabia que Paulo Nobre foi de organizada, “fazia coisas erradas” e já defendeu a Mancha Verde?
Palmeiras: Cuca elogia Leandro Pereira e cogita escalar o atacante no clássico

É claro que a escalação do Palmeiras não será igual a daquele confronto, pois o zagueiro Jackson e o meia Robinho não estão mais no elenco, porém Cuca repetiu a utilização do volante Matheus Sales, por exemplo, para marcar Lucas Lima, o principal articulador do Peixe. O jovem de 20 anos não vinha sendo titular do Verdão, porém deve ganhar chance no setor com a suspensão de Thiago Santos e a possível ausência de Tchê Tchê.

Matheus Sales deverá marcar Lucas Lima, assim como aconteceu na final da Copa do Brasil de 2015. Foto: César Greco/ Ag. Palmeiras
Matheus Sales deverá marcar Lucas Lima, assim como aconteceu na final da Copa do Brasil de 2015. Foto: César Greco/ Ag. Palmeiras

Outra curiosidade que lembra bem o Palmeiras campeão da Copa do Brasil é o esquema tático 4-2-3-1, com Lucas Barrios retornando ao time titular na função de centroavante. Com Gabriel Jesus e Róger Guedes suspensos por acúmulo de cartões, Cuca deve promover a entrada de Érik, que pode muito bem atuar pelas pontas como ser um “falso 9” (fazia as duas funções no Goiás), e Dudu, poupado contra o Sport.

Na atividade do último sábado, na Academia de Futebol, Cuca pediu que seus jogadores adiantassem a marcação e pressionassem a saída de bola dos reservas, um time que “espelhou” o Santos.

Como assim? João Pedro foi escalado na lateral esquerda, simulando Zeca. Vitinho fez a função de Lucas Lima, enquanto Luan jogou na posição de Gabigol. Aqui é nítido que Cuca não quer dar espaço ao Peixe nem mesmo no campo de defesa do rival.

Por isso, os quatro jogadores mais avançados do Palmeiras vão tentar o “bote” o mais rápido possível, enquanto Matheus Sales e Arouca, que está de volta após cirurgia no joelho, preocupam-se em impedir a armação dos santistas. Por falar na dupla Sales e Arouca, essa era a mesma dupla de volantes que o Verdão utilizou na final da Copa do Brasil. Bom sinal?

PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO

PROVÁVEL PALMEIRAS x SANTOS
(esboço de Cuca no treino do último sábado)

football formations


PALMEIRAS x SANTOS 2015
(esquema de Marcelo Oliveira na final da Copa do Brasil)

football formations



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.