Final da Copa do Mundo de 1950, ‘Maracanazo’ completa 66 anos

Maracanã
Crédito da foto: Reprodução/ Facebook oficial Maracanã

Há 66 anos, a seleção brasileira perdia a Copa do Mundo de 1950 em pleno Maracanã. Trata-se de um evento histórico, conhecido como Maracanazo. Foi a primeira grande decepção do futebol brasileiro. O adversário? Uruguai.

LEIA MAIS:
NEYMAR VÊ MUITA COISA ERRADA NA SELEÇÃO: “FALAR ACABA PREJUDICANDO MUITA GENTE”

No primeiro tempo daquele jogo, o placar ainda demonstrava igualdade. Nenhum dos ataques conseguiu furar a defesa adversária. Logo no início do segundo tempo, o Brasil conseguiu marcar um gol, levando os torcedores ao delírio.

O Uruguai, mesmo perdendo o jogo, mostrou uma atitude firme em campo, organizou-se e continuou a jogar um bom futebol, sendo premiado aos 21 minutos do segundo tempo com gol de Schiaffino. Aos 34 minutos, veio a virada. O carrasco brasileiro Ghiggia marcou o gol da vitória uruguaia, deixando todos aqueles torcedores desolados no estádio.

Era a oportunidade da seleção canarinho ganhar seu primeiro título mundial. Perdeu para o rival da América do Sul. Apenas 8 anos depois, o Brasil conseguiu a primeira Copa do Mundo, juntamente com um jovem jogador na época, chamado Edson Arantes do Nascimento, ou Pelé.

Logo depois, ganhou as edições de 1962 e 1970. Outras edições também foram vencidas, como em 1994, quando a seleção contava com Romário e Bebeto, e em 2002, com uma constelação de craques, como Ronaldinho Gáucho, Ronaldo Fenômeno, Rivaldo, Cafu, Robertos Carlos e o goleiro Marcos.

Mas mesmo hoje, depois de 5 títulos Mundiais, o Brasil ainda sente as dores do Maracanazo.