Semifinais da Eurocopa 2016: surpresas x certezas

Alemãs comemoram vitória sobre a a Itália. Equipe é a grande favorita ao título da Euro. Fonte (www.mg.superesportes.com.br)

De um lado da chave seleções que já foram campeãs mundiais e reconhecidas pelo peso de suas camisas. Do outro duas seleções que buscam botar seu nome na história pela primeira vez. Esses são os dois jogos que irão definir quem terá a chance de conquistar o torneio mais importantes entre seleções europeias, a Eurocopa.   

 

LEIA MAIS:

Atacante italiano se desculpa após pênalti perdido

Xô, zebra! França goleia Islândia e pega Alemanha nas semifinais

 

Quarta feira será a vez das surpresas, País de Gales e Portugal se enfrentam às 16 horas no Stade Des Lumiéres. A seleção portuguesa não esperava ir tão longe, aquele time que chegou na final da Euro em 2004 não é visto mais da mesma forma. Passou pela primeira fase sem ganhar nenhuma partida e sem ver sua principal estrela brilhar, Cristiano Ronaldo não faz a Eurocopa que se esperava dele e coube a Quaresma aparecer nos momentos mais importantes e dar a classificação com gol na prorrogação contra a Croácia e bater o pênalti que garantiu a vaga na semi contra a Polônia. Mesmo desacreditada pode sim chegar a esse título inédito na sua história.

País de Gales talvez tenha virado a surpresa que vingou na competição, faz um ótimo torneio, perdeu uma e ganhou as outras quatro. Eliminou nas oitavas a Irlanda do Norte talvez no seu pior jogo e nas quartas fez um bom jogo diante da Bélgica que conta com sua melhor geração e esperava chegar mais longe. Os galeses não esperavam ir tão longe, comemoraram o fato de em sua primeira Eurocopa terem passado da primeira fase, agora se encontram confiantes em alcançar logo a final em sua primeira participação. Ao contrário de Ronaldo a estrela de Gales, Bale, não vem decepcionando e tem sido fundamental para a equipe se concretizar como a maior surpresa da Euro 2016.

Quinta feira também às 16 horas no Vélodrome será a vez da dona da casa França medir forças com a grande potência do futebol mundial a Alemanha. Os franceses querem repetir 1998 quando foram sedes da Copa do Mundo e saíram campeões. A seleção não vem decepcionando sua torcida e com boas atuações chegam para a disputa da semifinal com a confiança lá em cima, são quatro vitórias e um empate. Nas oitavas passou pela Irlanda de virada e nas quartas não deram chances a Islândia que vinha de uma grande vitória sobre a Inglaterra. Agora irá precisar de toda a força, torcida e concentração para passar pela atual campeã mundial e favorita ao título.

A seleção alemã já se firmou como a melhor seleção do mundo, atual campeã mundial alcançou sua sexta semifinal seguida, reunindo todas as competições disputadas. E apesar da campanha irregular, três vitórias e dois empates, ainda sim é a grande candidata ao título. Nas oitavas passou fácil pela Eslováquia e nas quartas eliminou sua grande pedra no sapato, nos pênaltis eliminou a Itália, equipe que nunca havia derrotado em competições importantes. A Alemanha conta com um trabalho já conhecido e consagrado de uma geração vencedora e que se acostumou a jogar jogos finais, a pressão dos donos da casa não deve pesar e o objetivo alemão de conquistar a Eurocopa de 2016 e continuar seu domínio no futebol mundial é algo bem provável de acontecer.