O que mudou em Corinthians e São Paulo desde a goleada alvinegra por 6 a 1?

corinthians x sao paulo
Crédito da foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Corinthians e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena Corinthians, quase oito meses após o Timão imprimir a sua maior goleada da história contra o rival: 6 a 1, em duelo válido pela 36ª rodada do Brasileirão 2015.

LEIA MAIS:
Corinthians x São Paulo: relembre os quatro clássicos disputados na Arena 
Cristóvão revela data de reestreia de Pato e fala como pretende utilizá-lo
São Paulo confirma a venda de Ganso para o Sevilla 

O que mudou nas equipes desde então? No dia 22 de novembro de 2015, o Corinthians entrou em campo três dias após conquistar o hexacampeonato brasileiro e se deu ao luxo de poupar vários titulares como o zagueiro Gil, o volante Elias, os meias Jadson e Renato Augusto e os atacantes Malcom e Vagner Love. Com exceção a Elias, os demais jogadores citados deixaram o Parque São Jorge.

Uma das surpresas do então técnico Tite foi a escalação do atacante Romero, que foi eleito o craque do Majestoso com dois gols. Do time que entrou em campo, o goleiro Cássio, os laterais Fagner e Uendel, o volante Bruno Henrique, os meias Rodriguinho e Danilo e Romero devem começar jogando neste domingo. No mês seguinte à goleada, o zagueiro Edu Dracena rescindiu contrato e partiu para o arquirrival Palmeiras. Vale lembrar que em junho passado, houve alteração na comissão técnica. Tite aceitou convite para treinar a seleção brasileira. Cristóvão Borges foi escolhido pela diretoria como o seu substituto. Mesmo com tantas mudanças, o Timão é vice-líder do Brasileirão e segue firme em busca do hepta.

Mesmo com a humilhante goleada sofrida, o São Paulo conseguiu ao final da competição pegar a última vaga para a Copa Libertadores. No entanto, antes de ingressar no grupo 1, precisou eliminar o César Vallejo-PER na fase preliminar.

O Tricolor sofreu algumas mudanças desde a dolorosa derrota. O auxiliar Milton Cruz deixou o comando interino a partir da chegada de Edgardo Bauza em janeiro. Em março, Cruz foi demitido pela diretoria após 22 anos de serviços prestados ao clube.

Titulares contra o alvinegro, os atacantes Rogério e Alan Kardec não fazem mais parte do plantel. O primeiro foi negociado com o Sport e o segundo acertou a saída para o Chongqing Lifan-CHN, na última sexta-feira. O zagueiro Lucão perdeu espaço.

Hoje, o São Paulo ocupa a modesta oitava colocação do Brasileirão, mas está somente dois pontos atrás do Santos, quarto colocado. A grande dúvida é se o time vai ter competência para lutar pelas primeiras posições da tabela sem o meia Paulo Henrique Ganso e os atacantes Alan Kardec e Calleri, que deixaram o clube nos últimos dias, após a eliminação da equipe na semifinal da Copa Libertadores.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 6 x 1 SÃO PAULO – 36ª rodada do BR 2015

Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)

Data: 22 de novembro de 2015

Horário: 17h (de Brasília)

Público: 45.469 (44.976 pagantes)

Renda: R$ 2.939.497,50

Árbitro: Péricles Bassols (Fifa/RJ)

Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Danilo Ricardo Simon Manis (ambos de SP)

Cartões amarelos: Fagner (Corinthians); Bruno e Thiago Mendes (São Paulo)

Gols: Bruno Henrique, aos 23 minutos, Romero, aos 28 minutos, e Edu Dracena, aos 45 minutos do primeiro tempo; Lucca, aos 15 minutos, Hudson (contra), aos 17 minutos, Carlinhos, aos 24 minutos, e Cristian, aos 31 minutos do segundo tempo

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Felipe, Edu Dracena e Uendel (Yago); Ralf; Danilo (Lincom), Bruno Henrique, Rodriguinho (Cristian) e Lucca; Romero. Técnico: Tite

SÃO PAULO: Denis; Bruno (Reinaldo), Rodrigo Caio, Lucão e Carlinhos; Hudson e Wesley (Edson Silva); Michel Bastos, Thiago Mendes e Rogério (Luís Fabiano); Alan Kardec. Técnico: Milton Cruz

 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)