Opinião: CBF acerta ao convocar Renato Augusto para Seleção Olímpica

Renato Augusto
Crédito da foto: Divulgação/Rafael Ribeiro/CBF

A CBF divulgou ontem a lista definitiva de convocados para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Além de nomes já esperados, como Neymar, Marquinhos e Fernando Prass, o técnico Rogério Micale optou por trazer o meia Renato Augusto no lugar de Douglas Costa (lesionado e vetado pelo Bayern de Munique).

LEIA MAIS:
VÍDEO: RENATO AUGUSTO DEIXA DOIS MARCADORES NA SAUDADE E FAZ GOLAÇO NA CHINA

Já bem atendida de jogadores ofensivos, como Gabriel, do Santos, ou Gabriel Jesus, do Palmeiras, gastar uma das três vagas para jogadores mais velhos com outro jogador ofensivo como Douglas Costa não fazia realmente muito sentido. Neymar já está bem acompanhado nesse setor.

A presença de Renato Augusto, um meia versátil e experiente, trará certamente muito mais estabilidade técnica (e emocional) para esse setor. Capaz de jogar recuado como segundo volante ou avançado como meia armador, pelo centro do campo ou pelas laterais, ele está longe de ser um craque e realmente não vive seu melhor momento jogando no fraco futebol chinês, mas ajuda a construir a “espinha dorsal” de nossa seleção olímpica – começando por Fernando Prass, certamente uma liderança natural nesse grupo. Ainda passando pelo jovem, mas já experiente Marquinhos, com passagens na seleção principal. No meio, Renato Augusto. E à frente, Neymar, que tem agora a oportunidade de fazer tudo aquilo que não conseguiu pela seleção e se consagrar como grande estrela do futebol neste torneio Olímpico.

Talvez uma pequena contribuição de Tite para formação desse time? Sim, talvez. Seja como for, foi uma boa escolha.

Veja a lista completa de convocados:

Goleiros: Fernando Prass (Palmeiras) e Uilson (Atlético-MG)
Defensores: Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Rodrigo Caio (São Paulo), Zeca (Santos), Douglas Santos (Atlético-MG), Luan (Vasco) e William (Internacional)
Meio-campistas: Rafinha Alcântara (Barcelona-ESP), Rodrigo Dourado (Internacional), Walace (Grêmio), Thiago Maia (Santos), Renato Augusto (Beijing Guoan-CHN) e Felipe Anderson (Lazio-ITA)
Atacantes: Neymar (Barcelona-ESP), Gabriel Jesus (Palmeiras), Gabriel (Santos) e Luan (Grêmio).