Palmeiras não aguenta pressão e perde para o Botafogo

Palmeiras x Botafogo
Foto: Cesar Grecp Divulgação Palmeiras

O Palmeiras visitou o Botafogo no Estádio Luso Brasileiro pela 17ª rodada do Brasileirão neste domingo, às 18h30, e perdeu a partida por 3 a 1, vendo a liderança do campeonato escapar para seu maior rival.

Pressão total para o Palmeiras antes da partida. Corinthians e Santos venceram suas partidas na rodada e fizeram com que o Palmeiras entrasse em campo em terceiro lugar na tabela, e sem Cuca no banco. Suspenso pelo uso de ponto eletrônico, o técnico palmeirense teve que ver a derrota de sua equipe nos camarotes do estádio. Cuquinha comandava a equipe do banco.

Além disso teve o triste episódio com Fernando Prass. O goleiro sofreu lesão enquanto defendia a Seleção Olímpica do Brasil e foi cortado, podendo ficar afastado dos gramados por um bom tempo. A equipe alviverde homenageou seu goleiro com uma mensagem de apoio em um faixa antes da partida.

PRIMEIRO TEMPO

O Palmeiras quis vencer a partida para buscar a liderança e também por Prass, mas faltou o futebol que o time vem apresentando até agora no campeonato. Botafogo saiu com mais posse de bola, tocando melhor, enquanto o Palmeiras não conseguia ligar a defesa com o ataque. O primeiro gol saiu de um erro de Róger Guedes aos 18 minutos do primeiro tempo, que tentou avançar sozinho pelo meio campo e não passou a bola para nenhum companheiro. Foi desarmado e na sequência viu Neilton ser lançado para chutar cruzado e sem chances para Vagner.

Aos 26 minutos parecia que a equipe paulista esboçava uma reação com um gol de Thiago Santos, mas o o volante palmeirense estava impedido. Quem mais fez falta para o Palmeiras foi Tchê Tchê, que consegue fazer a bola fluir melhor no meio campo alviverde. Sem ele o time buscava ligações direta, cruzamentos, bolas lançadas no ataque, mas sem resultado. As estatísticas da partida mostram 18 bolas levantadas do Palmeiras contra 7 do Botafogo.

O segundo gol da equipe carioca saiu aos 34 minutos, novamente com Neilton. Em noite inspirada, o atacante driblou Jean e Edu Dracena, tocando na saída de Vagner para fazer um golaço. Nos cinco minutos finais do primeiro tempo a equipe palmeirense buscou forças e atacou mais, mas não conseguiu furar a defesa alvinegra.

SEGUNDO TEMPO

Palmeiras voltou com mudanças para o segundo tempo, saíram Cleiton Xavier e Róger Guedes para a entrada de Rafael Marques e Dudu. Deu resultado, o time passou a ser mais ofensivo e tomou conta da partida. Erik cabeceou uma bola no travessão aos 4 minutos do segundo tempo e aos 32 minutos diminuiu marcando com um rebote de uma tentativa de Moisés.

Vagner salvou o que seria o terceiro gol do Botafogo aos 36 minutos, em um chute à queima-roupa de Camilo, mas aos 40 cometeu um pênalti bobo em Vinicius Tanque que foi convertido por Camilo. O goleiro palmeirense quase chega na bola, mas faltou mais experiência para evitar o pênalti.

Com esse resultado o Palmeiras cai para terceiro lugar na tabela. Na próxima rodada enfrenta a Chapecoense na Arena Condá. Já o Botafogo conseguiu sair da zona de rebaixamento e enfrenta a Ponte Preta no estádio Moisés Lucarelli.