Raio X: Confira o histórico do clássico Botafogo x Flamengo no Brasileirão

Montagem/Torcedores.com

Neste sábado (16/07) teremos o clássico entre Botafogo x Flamengo pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. E aqui no Torcedores.com, você poderá ver o histórico do Clássico da Rivalidade, desde o primeiro Brasileirão, em 1971. Confira quem mais venceu, qual a maior goleada, quem é o freguês na história deste duelo.

LEIA MAIS:
RELEMBRE OS GOLS DE BOTAFOGO E FLAMENGO EM 2005 NA ILHA
BRASILEIRÃO 2016: CONFIRA OS NÚMEROS DO CAMPEONATO APÓS 14 RODADAS

O Clássico da Rivalidade, como é conhecido o confronto entre Botafogo e Flamengo, aconteceu pela primeira vez em toda a história em 13 de maio de 1913, e a primeira vitória foi do Glorioso por 1 a 0. Desde então, foram 306 confrontos ao todo (contando apenas jogos oficiais), e o Mengão é o que mais vezes venceu o clássico carioca: são 110 vitórias rubro negras, 95 do alvinegro e 101 empates.

A maior goleada da história do clássico pertence ao Botafogo: vitória por 9 a 2 em 29 de maio de 1927. Foi uma vingança do Glorioso, descontando a goleada que havia sofrido no ano anterior e que é a maior derrota que já sofreu diante do Flamengo: 8 a 1. No total, são 475 gols do Flamengo em toda a história do clássico, contra 431 gols botafoguenses.

Quando se trata de Brasileirão, os números pouco mudam. Desde a primeira edição do campeonato em 1971, foram 51 jogos entre as duas equipes, com 18 vitórias do Flamengo, 10 do Botafogo e 23 empates. Foram 62 gols do ataque rubro negro contra 49 gols botafoguenses. Assim como na história geral do confronto, a maior goleada do clássico foi aplicada pelo Botafogo: 6 a 0 pelo Brasileirão de 72, no Maracanã, com direito a três gols de Jairzinho. Treze anos depois no mesmo Maracanã, o Flamengo chegaria próximo da goleada que sofreu: venceu por 6 a 1. Curiosamente, o técnico do Mengão era ninguém menos do que o velho lobo, Zagallo. O técnico do Glorioso era Abel Braga.

O Clássico da Rivalidade já foi final do Campeonato Brasileiro: em 1992, as duas equipes decidiram a competição, e o flamenguistas levaram a melhor: na primeira partida da final, vitória rubro negra por 3 a 0, gols de Nélio, Gaúcho e Junior. Na segunda partida, empate em 2 a 2, que garantiu o título para a Gávea.

A última vitória do Flamengo sobre o Botafogo foi em 27 de julho de 2014, 1 a 0 no Maracanã, gol de Alecsandro. De lá para cá, as duas equipes se enfrentaram mais três vezes: em 25 de outubro de 2014, vitória botafoguense na Arena Amazonas pelo Brasileirão (último confronto entre as duas equipes pela competição). Em 2015 pelo Campeonato Carioca, mais uma vitória do Botafogo, por 1 a 0. E neste ano, novamente pelo estadual, empate em 2 a 2.

Atualmente, o Flamengo é o sexto colocado do Brasileirão com 23 pontos, e é o melhor visitante da competição: em seis jogos fora de casa, venceu três e perdeu as outras três. Já o Botafogo é o 14º colocado com 16 pontos, e tenta se distanciar da zona de rebaixamento.