Revista USP lança edição temática sobre os Jogos Olímpicos

Revista USP. Foto: Divulgação
Revista USP. Foto: Divulgação

Em clima de contagem regressiva para o megaevento Rio 2016, exatos 20 dias, a Revista USP lança hoje, 16 de julho às 11h, a sua primeira edição com temática exclusiva sobre os Jogos Olímpicos. Evento a ser realizado no Teatro Eva Herz, da Livraria Cultura do Conjunto Nacional/SP, inclui sessão de autógrafos e debate com alguns dos autores que integram a publicação, a saber: Katia Rubio, José Carlos Marques, Wagner Xavier de Camargo e Flavio de Campos (mediador).

LEIA MAIS:
http://torcedores.com/noticias/2016/07/10-livros-olimpicos-que-todo-torcedor-brasileiro-deveria-ler-em-2016

“A edição 108 da Revista USP visa apresentar uma amostragem de estudos-reflexões acerca dos Jogos Olímpicos e oferecer uma perspectiva multidisciplinar nesse dossiê”, explica Flavio de Campos, historiador e professor do Departamento de História da FFLCH-USP, em entrevista por e-mail ao Torcedores.com. De acordo com Campos, a publicação visa atingir estudantes, pesquisadores e leitores de bom repertório. “A obra ratifica a consolidação e a relevância da temática esportiva para a pesquisa acadêmica brasileira e permite refletir sobre o país e o contexto mundial a partir das questões esportivas”, conclui.

Com 10 artigos distribuídos em 106 páginas, a Revista USP é uma publicação da Superintendência da Comunicação Social (SCC) da USP que traz como temas nesta edição: os Jogos de 2016 e seu impacto na cidade do Rio de Janeiro; a cobertura da mídia e os Jogos Olímpicos de 2016; política na História dos Jogos Olímpicos; Movimento Olímpico e suas redefinições; relações de gênero e esportes; os Jogos Olímpicos Latino-Americanos de 1922; as relações entre o COI e a FIFA; doping e Jogos Olímpicos; os Jogos Paralímpicos de 2016; os Gay Games.

Lançamento
Revista USP 108 – Jogos Olímpicos – 106 p. R$ 20,00
Teatro Eva Herz da Livraria Cultura – Avenida Paulista, 2.073 – São Paulo/SP

Debate e sessão de autógrafos: 16/07/2016 às 11h
Flavio de Campos: reflexão sobre os Jogos Olímpicos e a política
Katia Rubio: professora da Escola de Educação Física e Esporte da USP e membro da Academia Olímpica Brasileira – movimento olímpico e as recomendações estratégicas do COI denominados Agenda 20+20
José Carlos Marques: professor da Unesp e líder do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol – Gecef – a cobertura jornalística na Olimpíada
Wagner Xavier de Camargo: da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – os Jogos Olímpicos Gays.

Crédito da foto: USP/Divulgação



Edilene Mendonça é jornalista diplomada pela UNISA (Universidade de Santo Amaro). Sua trajetória profissional inclui atuações em produtora de vídeo, tevê, campanha política, assessoria de imprensa, site infantil e esporte. Pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU).