Rio 2016: Técnico da seleção de ginástica é afastado com acusação de abuso sexual

Ricardo Bufolin/CBG/Divulgação

Técnico da seleção brasileira masculina de ginástica artística, Fernando de Carvalho Lopes foi afastado do cargo após ser acusado de abuso sexual. A informação foi confirmada em primeira mão pelo repórter Paulo Roberto Conde, do jornal “Folha de S. Paulo”. O incidente que aconteceu na última sexta-feira, dia 8 de julho, pega todos de surpresa a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

LEIA TAMBÉM:
Gisele Bundchen vai desfilar como Garota de Ipanema na abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Foi instalado um procedimento no Ministério Público do Estado de São Paulo contra o então treinador da seleção brasileira para investigar a acusação. O caso tramita em segredo de Justiça em promotoria de São Bernardo do Campo (SP).

A acusação partiu dos pais de um ginasta, que tem menos de 18 anos, que treinou até recentemente com Lopes. Esse jovem e um atleta da seleção brasileira já prestaram depoimento aos promotores. Outras pessoas próximas tanto ao ginasta quanto a Lopes também foram convocadas.

Afastado da seleção e também do ADC São Bernardo, Lopes nega a acusação e afirma estar com a “consciência tranquila”. Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual afirmou que todos os procedimentos que envolvem violência sexual são sigilosos e, portanto, o órgão não se manifestará.

Lopes também comandava os treinos de Diego Hypolito, titular da seleção, e de Caio Souza, reserva da equipe. Durante a viagem do técnico para a Suíça, Hypolito passou a treinar com Marcos Goto, treinador do campeão olímpico Arthur Zanetti. Por conta do caso, o ginasta seguirá a preparação para a Olimpíada com Goto.

Hypolito, Zanetti, Arthur Nory, Sérgio Sasaki e Francisco Barretto Júnior formam a equipe olímpica brasileira para a Rio 2016. Caio Souza e Lucas Bittencourt são os ginastas reservas da seleção.



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.