Ryan Lochte: O carismático nadador norte-americano

Reprodução/Facebook Ryan Lochte

Quando se fala em natação dos Estados Unidos, provavelmente você irá se lembrar do supercampeão Michael Phelps, detentor de inúmeras medalhas olímpicas. No entanto, outro importante nadador para os norte-americanos também estará presente na disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto, e ele atende pelo nome de Ryan Lochte.

LEIA MAIS:
ARTHUR ZANETTI: O HERÓI DAS ARGOLAS

Ele caracteriza-se por seu estilo bastante festeiro, com seu par de tênis coloridos e a carisma de quem costuma pagar a conta para os amigos quando está em bares e restaurantes, mas também bastante simpático e engraçado nas entrevistas, e no atendimento aos fãs. Porém, dentro das piscinas, Lochte é extremamente focado em seu objetivo, sendo detentor de onze medalhas olímpicas, sessenta e uma de mundiais, doze de Pan Pacífico, e uma no Pan-Americano, totalizando incríveis 85 medalhas, sendo o maior medalhista da natação mundial.

Ryan Lochte nasceu em Rochester, Nova York, no dia 3 de agosto de 1984, mas logo aos 5 anos se mudou com a família para Gainesville, no estado da Flórida. Seus pais eram treinadores de natação, no entanto ele se interessava apenas por esportes terrestres, principalmente basquete e skateboarding. Foi apenas no Ensino Médio, no Spruce Creek High School, que ele passou a gostar e praticar a modalidade das piscinas, sempre se destacando nas primeiras colocações.

Foi para a Universidade da Flórida, na qual disputou inúmeras competições organizados pela NCAA (National Collegiate Athletic Association), chamando bastante atenção por quebrar o recorde mais antigo da associação nos 400m medley, que pertencia a Tom Dolan, além de conseguir mais dois recordes, como o mais rápido 100m costas e no 4x100m medley por equipes.

Estreou em Jogos Olímpicos no ano de 2004, em Atenas, com apenas 20 anos, faturando duas medalhas, uma de ouro 4x200m livres por equipes e uma de prata no 200m medley individual. Aos poucos, Ryan Lochte foi se firmando no cenário da natação mundial, sempre tendo Michael Phelps como seu maior rival nas piscinas, mas um de seus melhores amigos fora delas.

Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, voltou a brilhar, levando duas medalhas de ouro (200m costas e 4x200m livres) e outras duas de bronze (200m medley e 400m medley). Quatro anos mais tarde, em Londres, foram duas de ouro (400m medley e 4x200m livres), duas de prata (4x100m livres e 200m medley) e uma de bronze (200m costas).

Ryan Lochte possui um estilo carismático, fazendo várias participações em programas de televisão nos Estados Unidos, tendo fama parecida com astros da música, andando com tênis coloridos que chamam a atenção por onde passam. só não chamando mais atenção que os recordes, performances e conquistas do nadador.