Opinião: Título pelo Portugal faz de Cristiano Ronaldo maior que Messi

Crédito da foto: Reprodução\ Instagram oficial da Seleção de Portugal

A Seleção de Portugal hoje se sagrou Campeão da Eurocopa ao bater a França por 1 a 0 na prorrogação gol do atacante Éder. Com esse título Cristiano Ronaldo se torna um dos maiores da história e maior que Messi o gajo que saiu do jogo chorando aos 18 minutos do primeiro tempo pela sua lesão que o tirou da final.

Não estou discutindo quem é melhor, estou falando da história dos dois no futebol, podem falar que o argentino tem mais títulos na carreira do que o atacante de Portugal. Porém é sempre bom contextualizar: Messi joga em um Barcelona que tem uma filosofia de jogo desde os tempos de Cruyff , em seu auge teve ao seu lado dois dos maiores meias do futebol espanhol, Xavi e Iniesta.

E agora com Suárez e Neymar tem um ataque que pode ser comparado aos grandes trios de ataque do nosso futebol, enquanto Cristiano Ronaldo teve que lutar muito, não começou em um gigante como Barcelona iniciou no Sporting de Portugal, se transferiu para o Manchester United e lá começava uma carreira brilhante, ele aparecia ao mundo do futebol, e mostrava todo seu talento e na Inglaterra barbarizou conquistou tudo e a Bola de Ouro.

No Real Madrid sempre enfrentava o Barcelona que era uma equipe superior, mas ele se superou: sempre quebrou recordes e mais recordes e em 2014 em fim deu a sonhada “La Décima” e nesta temporada venceu de novo a Champions. Fora que é o maior artilheiro da história dos merengues, da Liga dos Campeões, da Seleção de Portugal e da Eurocopa ao lado do Platini.

Já em suas seleções Messi sempre teve um time a altura de seu futebol, porém não consegue ganhar nada com a Argentina é até cogita abandonar jogar pelo seu país. Já Cristiano Ronaldo tem uma seleção reconhecidamente inferior, porém ele nesta Euro se superou novamente: além do craque do time ele foi um líder, uma referência para todos em Portugal.

E a cena do choro, da emoção em seu rosto de ganhar seu primeiro título com os portugueses, é emblemático, enquanto Messi desisti de seu país, mesmo machucado Ronaldo incentiva, vibra, grita, comemora com sua seleção. Os dois são craques, mas a história no futebol e seu poder de liderança fazem do gajo maior que o camisa 10 do Barcelona.

Eu não acompanhei o futebol no século passado, mas de 2000 em diante ele é insuperável, Cristiano Ronaldo é um predestinado em vencer, fazer história e superar marcas.

Crédito da foto: Reprodução\ Instagram oficial da Seleção de Portugal



Estudante de Jornalismo. Setorista no Torcedores.com do Santos e Botafogo.