RIO 2016: 5 ESPORTES QUE A CHINA DEVE DOMINAR NAS OLIMPÍADAS

Atualmente, os Estados Unidos e a China são as duas maiores potências do mundo. Os dois lideraram o quadro de medalhas em Londres 2012 e juntos conquistaram 84 das 300 medalhas de ouro distribuídas. Enquanto os americanos conquistam muitas medalhas na natação e no Atletismo, a China tem um domínio absoluto em 5 esportes. Você sabe quais eles são?

 

LEIA O GUIA TORCEDORES.COM ESPECIAL RIO 2016
ATLETISMO, BADMINTONBASQUETE MASCULINO, BASQUETE FEMININO, BOXECANOAGEM VELOCIDADECANOAGEM SLALOM, CICLISMO BMX, CICLISMO ESTRADA, CICLISMO MOUNTAIN BIKE, CICLISMO PISTA,  ESGRIMAFUTEBOL MASCULINOFUTEBOL FEMININO, GINÁSTICA ARTÍSTICA, GINÁSTICA RÍTMICA, GINÁSTICA DE TRAMPOLIM, GOLFEHANDEBOLHIPISMO, JUDÔ, LEVANTAMENTO DE PESO, LUTA, MARATONA AQUÁTICA, NADO SINCRONIZADO, NATAÇÃO, PENTATLO MODERNOPOLO AQUÁTICO, REMORUGBY DE SETE, SALTOS ORNAMENTAIS,TAEKWONDOTÊNISTÊNIS DE MESA,TIRO COM ARCOTIRO ESPORTIVO, TRIATLO, VELAVÔLEI FEMININO,  VÔLEI MASCULINOVÔLEI DE PRAIA

 

1 – TÊNIS DE MESA

tenis de mesa ma long zhang

Se o Brasil é o país do Futebol, a China é o país do Tênis de Mesa. O esporte cresceu muito em virtude do general Mao Tsé-Tung, que usou dinheiro do governo para incentivar a prática do tênis de mesa no país, em virtude dos baixos custos que proporcionava.

A modalidade estreou em 1988 em Jogos Olímpicos e até hoje distribuiu 28 medalhas de ouro. Delas, 25 foram para os chineses. O domínio engloba as quatro modalidades disputas (individual masc e fem e equipes masc e fem), mas é maior ainda entre as mulheres. Para se ter uma ideia, nas sete edições do torneio feminino individual, a China só não fez a dobradinha duas vezes. São impressionantes sete ouros, cinco pratas e três bronzes em 22 medalhas possíveis.

A competição interna é tão forte que muitas chineses e principalmente chinesas se naturalizam por outros países para disputar as Olimpíadas. Os chineses levaram todos os 4 ouros distribuídos em 2012 e devem repetir o feito no Rio

 

2- SALTOS ORNAMENTAIS

saltos he

Embora a China tenha medos medalhas de ouro do que Estados Unidos e fique atrás no quadro geral de medalhas dos Saltos Ornamentais, o esporte é amplamente dominado pelos chineses desde o final dos anos 1980. Das 38 medalhas de ouro distribuídas desde os Jogos de Seul 1988, 32 foram para os asiáticos.

São 8 provas nos Saltos Ornamentais, e atualmente, a China domina todas, especialmente os saltos sincronizados da plataforma de 10 metros e do trampolim de 3 metros, ambas no feminino. Nelas, as chinesas só não levaram o ouro uma vez nos últimos 16 anos. Na prova individual do trampolim de 3m, a China não perde um título desde 1988. Em Londres, o chineses levaram 6 ouros dos 8 distribuídos. No Rio, os asiáticos devem, no mínimo, repetir o feito.

 

3- BADMINTON

chen long badminton

O Badminton é um esporte muito popular em países asiáticos como Indonésia, Malásia Coreia do Sul e é claro, na China. Ainda que nele o domínio chinês não seja igual ao que existe no tênis de mesa, ele também ocorre no badminton. Das 29 medalhas de ouro distribuídas pelo esporte até hoje, 16 foram para os chineses, o que dá algo em torno de 55%. O domínio é maior entre as mulheres. Dos 12 ouros distribuídos nos torneios individual e em duplas feminino, 9 foram para a China.

Em Londres, os chineses levaram os 5 ouros distribuídos. No Rio, são favoritos no individual masculino, duplas mistas e duplas femininas. No individual feminino e nas duplas masculinas, brigam por medalhas.

 

4- LEVANTAMENTO DE PESO – FEMININO

levantamento de peso china

O Levantamento de Peso é um esporte onde países do Oriente Médio, Leste Europeu e da Ásia costumam ir bem. A China, como não poderia deixar de ser, também vai. No masculino, costuma brigar com outros países, mas se sobressai mesmo dentre as mulheres.

As mulheres começaram a participar dos Jogos Olímpicos em Sydney 2000, em sete categorias. Das 28 medalhas de ouro entregues até hoje, 14 foram para as chinesas. Em Londres, foram “apenas” 3 ouros conquistados. No Rio, o número pode aumentar, já que a Rússia, país com tradição no levantamento de peso feminino, foi impedida de participar por conta dos escândalos de dopping.

 

5- GINÁSTICA DE TRAMPOLIM – MASCULINO

dondong

A Ginástica de Trampolim entrou para o programa olímpico apenas nos Jogos de Sydney 2000 e entrega dois ouros, um para os homens e um para as mulheres.Nas primeiras duas edições, nenhuma das medalhas foi para os chineses. A partir de 2008, quando disputou os Jogos em casa, a China passou a dominar o esporte, principalmente entre os homens. Desde então, foram dois ouros e dois bronzes e a tendência para o Rio é que haja uma dobradinha no pódio. Dentre as mulheres, o Canadá briga com a China desde 2008, ainda que as asiáticas tenham conquistado 3 das últimas seis medalhas disputadas



Paulistano, 27 anos, deixou a publicidade e o marketing esportivo para ingressar no jornalismo e conseguir cobrir grandes eventos esportivos. Apaixonado por esportes olímpicos e futebol americano, sonha em estar no Rio de janeiro em 2016 para cobrir os Jogos Olímpicos in loco.