Argentina perde para Espanha e basquete brasileiro está fora

Espanha vence Argentina
FOTO: MARK RALSTON / AFP

Torcer para os argentinos nunca foi o forte dos brasileiros mesmo, e não faltou torcida para que os Hermanos conseguissem uma vitória sobre a poderosa Espanha no basquete masculino, pois somente assim o Brasil conseguiria se classificar para a próxima fase.

LEIA MAIS

ANDY MURRAY: “EU NÃO JOGO TÊNIS POR DINHEIRO, JOGO TÊNIS PORQUE EU O AMO”

No entanto nem mesmo com a torcida a favor a Argentina conseguiu suplantar a Espanha que estava em uma noite inspirada. A Argentina até deu a impressão de que poderia endurecer a partida, saindo na frente com uma bonita cesta de três ficou com 8×6 no placar, no entanto perdeu-se em quadra e mesmo depois de um tempo pedido pelo técnico argentino, nada mais pode fazer, perdendo o primeiro quarto por uma vantagem de dez pontos com 25×15 para a Espanha.

O segundo quarto foi mais complicado ainda para o time argentino, que cometia muitas faltas e errava lances em momentos importantes, deixando de aproveitar os erros da Espanha e permitindo que o placar abrisse ainda mais, o que fez a Argentina ir para o intervalo com uma desvantagem de 13 pontos, em um placar de 48×35 para a Espanha.

Foto: MARK RALSTON / AFP
Foto: MARK RALSTON / AFP

Os brasileiros, que ainda estavam torcendo para a Argentina, abandonaram qualquer esperança quando a Espanha abriu 20 pontos de vantagem no terceiro quarto, aproveitando que alguns jogadores argentinos estavam totalmente apáticos em quadra, muito distante do bom desempenho que tiveram no jogo contra o Brasil. A Argentina ainda tentou esboçar uma reação, reduzindo a vantagem para apenas 13 pontos, mas o técnico espanhol pediu um tempo e voltou a apertar a marcação, tomando novamente as rédeas da partida sob a liderança de Rudy Fernandez, que nesta altura já tinha 20 pontos e chegou ao final do terceiro período com a boa vantagem de 71 a 57.

O último quarto trouxe um pouco de esperança de uma reação argentina, que passou a marcar sob pressão em diversos momentos, e levou a Espanha a errar alguns passes, e mais do que isto, passou a acertar a mão, fazendo a diferença cair para 11 pontos, no entanto mais uma vez a Espanha percebeu o crescimento do time adversário e passou a gastar mais o tempo com a bola, arremessando com maior precisão e tomando conta novamente do jogo, abrindo 20 pontos, quando em 86×66, deixando uma argentina completamente batida em quadra.

O jogo encerrou com o placar de 92×73 e com a vitória, a Espanha passa para a próxima fase juntamente com a Argentina, no entanto o time argentino não deve ter facilitado em nada a partida, pois com a derrota nossos hermanos possivelmente pegarão nada mais nada menos que o time dos Estados Unidos. Se a Argentina vencesse, seria o Brasil a pegar os americanos, o que facilitaria a vida dos Argentinos. Os confrontos das quartas de final só serão conhecidos após a partida entre Croácia e Lituânia, que será realizada mais tarde.

Com estes resultados o Brasil ficou com o quinto lugar de um grupo onde quatro times se classificaram, muito pouco para quem tinha esperança de uma medalha de qualquer cor que fosse.